Uma introdução aos serviços de transporte aéreo em todo o mundo

Uma ambulância aérea  é uma aeronave médica especialmente projetada e equipada com equipamento médico para facilitar a transferência de indivíduos doentes e feridos, bem como para acomodar o pessoal médico que os acompanha de um local para outro em distâncias médias a longas, muitas vezes através de países e continentes.

Visão geral dos serviços de ambulância aérea: Que tipos de opções de transporte médico estão disponíveis para transferência de pacientes em todo o mundo?

Aviões ambulância aérea

O desenvolvimento do transporte aéreo internacional, também conhecidos como ambulâncias aéreas de asa fixa, são ambulâncias aéreas que exigem aeroportos e pistas de pouso designadas para decolar e pousar. 

Alguns também, são preferidos para voos de média a longa distância a nível internacional e nacional, através de fronteiras ou entre continentes, uma vez que podem atravessá-los em períodos de tempo mais curtos. 

Os aviões ambulância aérea são equipados em um nível semelhante às enfermarias de terapia intensiva (UTI) e, com um médico experiente a bordo, são capazes de transferir a maioria dos pacientes de terapia intensiva.

Helicópteros Ambulância Aérea

Um helicóptero-ambulância, também conhecido como ambulância aérea de asa rotativa, é movido por grandes pás rotativas posicionadas acima da aeronave para fornecer sustentação, o que lhe dá a capacidade de decolar e pousar verticalmente. 

Na maioria dos casos, é possível transportar pacientes de cuidados intensivos, uma vez que também proporcionam o benefício do transporte direto de hospital para hospital (em alguns casos, até mesmo entre países), eliminando a necessidade de transporte terrestre mais demorado à chegada ao destino. Porém, deve-se destacar que são ideais apenas para distâncias curtas, como voar de um destino a outro dentro do mesmo país.

Voos comerciais regulares

Os voos comerciais regulares são voos em companhias aéreas comerciais regulares em que o paciente é acompanhado por um médico ou paramédico, podendo ser transportado em assento de classe executiva ou deitado em maca, dependendo do seu estado. 

Nos casos em que se considere necessária uma maca, esta será instalada especialmente na cabine apenas para esse voo, com a finalidade de transportar o paciente em questão. Uma cortina de privacidade é instalada para proteger a privacidade do paciente. 

Os voos comerciais regulares são as opções mais baratas de ambulância aérea. Além disso, os familiares podem receber assentos regulares próximos ao paciente e, assim, viajar com ele como acompanhantes.

Ambulâncias Terrestres

Para distâncias mais curtas, normalmente de um hospital para outro, as ambulâncias terrestres são a escolha preferida. 

Elas vêm prontamente equipadas com equipamentos médicos que podem ser adaptados às necessidades do paciente, bem como com pessoal médico que acompanha a bordo para facilitar a transferência do paciente. 

No entanto, as ambulâncias terrestres, muitas das quais podem ser alugadas através do serviço de remoção em ambulância estão sujeitas a uma série de fatores de risco imprevistos, como atrasos no trânsito e acidentes rodoviários, que podem colocar em risco a condição do paciente, especialmente durante viagens pelo país.

No entanto, cada voo é adaptado para atender às necessidades exclusivas dos pacientes. Decorrente disso, existem diversos tipos de ambulâncias, já que podemos adquirir equipamentos extras, dependendo da condição médica pré-existente do paciente, para maximizar sua segurança e bem-estar durante todo o voo.


PUBLICIDADE

Veja também