Existem clubes grandes em Florianópolis?

Figueirense x Cruzeiro - Foto: Gustavo Aleixo

Quando a maioria dos brasileiros pensa em grandes times de futebol, logo as suas mentes os remetem aos clubes da região sudeste, como Flamengo, Palmeiras, Botafogo, São Paulo, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

No entanto, não muito distante da região sudeste, logo ali, no sul do Brasil, há diversos grandes clubes para se admirar e torcer no Brasil. Um deles, por exemplo, é o Figueirense, do estado de Santa Catarina, Com uma história invejável no cenário esportivos e muitos clássicos e memoráveis jogos que sempre atraem grandes públicos e audiências, como Figueirense x Avaí, Figueirense x Criciúma e Figueirense x Botafogo SP.

Conhecendo o Figueirense mais a fundo

O Figueirense Futebol Clube, também conhecido simplesmente como Figueirense e, de maneira mais popular ainda, como Figueira, é um dos dois maiores clube de futebol da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O outro é o Avaí Futebol Clube, seu maior rival.

A fundação do Figueira data de 12 de junho do ano de 1921, bem na área central da cidade catarinense, no antigo bairro da Figueira, junto ao antigo porto. Tendo como cores principais o branco e o preto, é o segundo time mais antigo em atividade no seu estado.

Algumas décadas após ter sido fundado, o Figueirense se mudou para a região continental de Florianópolis, mais especificamente no bairro do Estreito, local no qual erigiu o Estádio Orlando Scarpelli, um dos maiores patrimônios do clube na atualidade.

Nos anos 1930, o time atingiu um dos seus momentos de maior auge quando conquistou um total de cinco títulos no Campeonato Estadual de Santa Catarina.

E, depois de um período longo sem conquistas estaduais nos anos 1950 e 1960, a tradicional equipe da capital “Floripa” voltou a se consagrar como campeã catarinense nos anos de 1972 e de 1974.

Foi, inclusive, em 72 e em 74 que o Figueirense experimentou as suas primeiras participações na elite do Campeonato Brasileiro, tendo se firmado nos principais campeonatos nacionais no início do séc. XXI, consolidando-se na Série A e sendo vice-campeão da Copa do Brasil em 2007.

Aliás, é graças a todo o sucesso do time que um dos apelidos dele é “Furacão do Estreito”, sendo, hoje, um dos mais bem-sucedidos clubes de Santa Catarina, com 18 títulos do Campeonato Estadual e o maior número de participações na elite do Campeonato Brasileiro entre os clubes catarinenses.

Além disso, o Figueirense também acabou por se tornar a única equipe do seu estado a ficar mais de uma vez entre os 8 primeiros do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O seu aproveitamento também é o melhor de todos os demais times catarinenses, com 50,9%, e é igualmente do time a maior série de invencibilidade entre os times catarinenses na Série A, com um total de 14 partidas marcadas por vitórias – ambos os feitos tendo ocorrido no Brasileiro de 2011.

O Figueirense é, ainda, o time de Santa Catarina com o maior número de participações na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil. E um dos seis grandes clubes do estado pela imprensa catarinense, juntamente com o Avaí, o Joinville, o Criciúma, o Brusque e a Chapecoense.

O maior ídolo do Figueira é o Fernandes, artilheiro maior de todos os tempos do time, tendo marcado, durante a sua carreira no clube, 108 gols. Tornou-se, ainda, o terceiro jogador que mais atuou pelo clube, com 403 partidas entre 1999 e 2012.

Grandes rivalidades e clássicos

Existe uma intensa e grande rivalidade do Figueirense em relação ao Avaí, outro grande time da capital catarinense, o que faz de qualquer confronto entre esses dois times um clássico a ser assistido por quem gosta de futebol, seja em Santa Catarina ou em outro lugar do Brasil.

Outro clássico envolvendo o Figueira que vale a pena assistir é contra o Criciúma, time oriundo do sul do estado de Santa Catarina. Juntos, esses dois clubes são os times catarinenses que mais disputaram edições do Brasileirão, havendo cerca de 20 participações do “Furacão do Estreito” e cerca de 15 do seu rival na competição.

O Joinville, do norte catarinense, é o terceiro rival da nossa lista, e vale lembrar que já decidiu o Campeonato Catarinense cinco vezes contra o Figueirense, sendo que, por três vezes, foi o Figueira que se deu bem.

Fora do estado de Santa Catarina, um dos jogos sempre muito aguardados é do Figueirense com o Botafogo de São Paulo, time da elite do campeonato paulista. No último encontro dos dois, em 16 de julho de 2022, o Figueirense ganhou por 2 a 1, com toda a partida ao som da torcida contagiante e sedenta pela vitória do time.

Em 2020 houve outros dois encontros, com um empate no dia 26 de novembro, e uma vitória de 1 a 0 do Figueirense. Tornou-se, certamente, um clássico a não perder.


PUBLICIDADE

Veja também