7 destaques do futebol de Floripa que vale a pena recordar

Imagem de Janosch Diggelmann no Unsplash

Floripa é conhecida por suas praias deslumbrantes e cultura vibrante. Disso, sem dúvidas, todo mundo sabe. E, também tem uma rica história no cenário esportivo, especialmente no futebol. Afinal, é mais de um século de tradição no esporte!

Por isso, que tal relembrar 7 momentos marcantes que fizeram história nos campos da Ilha da Magia? Vai ter vice-campeonato da Copa do Brasil, resultado de jogo que nem aconteceu, além do dia em que os dois times em campo foram, literalmente, expulsos pelo árbitro.

O primeiro estádio de futebol

Sabia que, no começo do século XX, não havia estádios em Floripa? Pelo menos, não na concepção que temos hoje! Então, um dos momentos marcantes do futebol em Floripa foi a construção do Campo do Manejo onde, atualmente, fica o Instituto Estadual de Educação.

Lá, ocorreu o primeiro jogo de futebol do estado, mais precisamente, no dia 14 de agosto de 1910. Em seguida, veio o estádio Adolfo Konder, no local que, nos dias atuais, fica o Beiramar Shopping. Neste santuário, jogaram grandes nomes, incluindo o rei Pelé.

Aí vieram as ligas!

Antes do formato atual do campeonato regional, tivemos a Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres. A fase inicial foi criada em abril de 1924 e, hoje, consiste na Federação Catarinense de Futebol.

A partir daí, veio o Torneio Início, cuja estrutura seguiu até 1968. Ou seja, fez muito sucesso! Imagine se, naquele tempo, já existissem as apostas esportivas online? Não ia faltar palpite sobre os resultados das partidas, hein?

Celeiro de talentos? Temos!

Não tem como falar nos momentos marcantes do futebol em Florianópolis sem mencionar os grandes talentos revelados no estado. Só para ter uma ideia, temos:

  • Teixeirinha
  • Afonsinho
  • Felipinho
  • Nivaldo
  • Orlando Pessi
  • Calico
  • Rubão

Ainda, Casagrande, Oberdan, Lico (que foi campeão mundial pelo Flamengo), Renato Sá e Ado, terceiro goleiro da seleção campeã mundial na Copa de 70. Só craque, hein?

Acesso do Figueirense à série A

Como esquecer o ano de 2001, que marcou o acesso do Figueirense à elite do futebol brasileiro? O Furacão bateu o Caxias por 1x0, somando então 9 pontos no quadrangular. Só para ter uma ideia, ficou um ponto a menos que o líder e campeão da época, o Paysandu.

Ah, e vale lembrar que, três anos depois, o Figueirense foi tricampeão catarinense. Ô fase boa, hein? Mas, voltando à série A do Campeonato Brasileiro, o Furacão fez boas campanhas em 2006 e 2011. Aliás, neste ano, bateu o Grêmio, em pleno Estádio Olímpico, por 3x1. Haja coração!

Figueirense é vice-campeão da Copa do Brasil de 2007

Depois de ter ficado em 7º lugar no Brasileirão de 2006, o Figueirense ficou com, nada menos, que a vice-liderança da Copa do Brasil de 2007.

Também tivemos gafes!

Nem só de glórias vive o futebol catarinense e, sobretudo, manezinho! Na década de 70, o jornal “O Estado” simplesmente divulgou o resultado de um jogo que nem ocorreu! Segundo contam as histórias, o subeditor ligou para um ponto de táxi no interior. Então, a pessoa disse ter ouvido que determinada partida terminou no placar 1 a 1.

Só que, no dia, o mau tempo impediu que os times entrassem em campo. Ou seja, uma tremenda “barrigada”.

E expulsão de dois times inteiros do campo!

“Esse dia foi louco”! Sem dúvidas, um dos momentos mais marcantes do futebol de Florianópolis foi a expulsão de 22 jogadores do campo. Pois é, isso aconteceu em 31 de março de 1971, quando o árbitro Gilberto Nahas expulsou os times inteiros do Avaí e do Figueirense. Segundo ele, foi para domar os indisciplinados em campo.

Ah, quer uma dica pra se lembrar de tantos feitos em 100 anos de história do futebol catarinense? O livro “Santa Catarina, um século de futebol – a dimensão da sua história”, escrito por Maury Dal Grande Borges. Aí, vai ter, sem dúvidas, muitos momentos marcantes do futebol em Floripa e, claro, em todo o estado.


PUBLICIDADE

Veja também