5 grandes pontos turísticos de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

5 grandes pontos turísticos de Florianópolis

Se você ainda não visitou Florianópolis, está na hora de repensar e colocar em seus planos um passeio por esta cidade.

Formada praticamente por uma ilha, a capital de Santa Catarina encanta visitantes com suas belíssimas praias, cuja estação mais quente do ano é o adorno mais sublime da paisagem, embora os charmes das outras estações não passem despercebidos.

Quais as opções de lazer disponíveis?

Além das praias, há opções de lazer para todos os gostos em Floripa: se você é mais aventureiro, há belas trilhas para visitar; se prefere degustar dos pratos típicos da região e conversar com os amigos, tem bares e restaurantes com variedade de preços e cardápios.

Para os momentos de descanso entre os seus passeios, você pode continuar assistindo os seus vídeos do Youtube utilizando uma rede VPN, que além de possibilitar o acesso a vídeos do Youtube e outras redes de streaming de qualquer local do mundo, aumenta a sua proteção durante a conexão. 

Assim, você pode acessar com segurança a rede Wi-Fi aberta do hotel, para fazer desde transações bancárias até postar aquela foto linda em tempo real, pois seus dados não serão interceptados de forma nenhuma por terceiros.

Não há um ponto turístico a ser desprezado, mas é óbvio que uns podem despertar muito mais interesse e satisfação. Aqui especificamos apenas cinco deles, cuja classificação está entre os mais visitados, porém conseguem expressar uma parte muito pequena da riqueza paisagística da cidade.

1 - LAGOA DO PERI

Lagoa do Peri
Lagoa do Peri

Tombada como Patrimônio Natural, a Lagoa do Peri concentra o maior volume de água doce do litoral de Santa Catarina, protegida por uma extensa reserva biológica. Lá o ecoturismo diversifica as opções de lazer, ao mesmo tempo que o parque realiza um importante trabalho de conscientização e preservação de animais em extinção, como a lontra, cujo nome batiza um projeto de pesquisas sobre a espécie, denominado Projeto Lontra.

2 - PONTE HERCÍLIO LUZ

Ponte Hercílio Luz vista da Beira-mar Norte
Ponte Hercílio Luz vista da Beira-mar Norte

Atualmente, alguns locais turísticos estão voltando a exercer o seu fascínio, como é o caso da Ponte Hercílio Luz. Referência da cidade, a ponte é uma das maiores pênseis do mundo, e foi projetada para substituir as travessias de balsas. Este cartão postal ficou inativo por 28 anos, sendo reaberto este ano (2020), reafirmando a projeção de intimidade com o povo local e visitantes através de sensações agradáveis durante a sua travessia. Veja mais sobre a "velha senhora", como é carinhosamente conhecida entre os moradores de Florianópolis.

3 - PARQUE ECOLÓGICO DO CÓRREGO GRANDE 

Parque Ecológico do Córrego Grande
Parque Ecológico do Córrego Grande

Não é a toa que os moradores de Florianópolis possuem um carinho imenso por esse manto verde, pois a sua beleza vai muito além de uma linguagem figurada.

Suas trilhas evocam uma perspectiva estética, ambiental, educacional, social e psicológica. Antigamente a região comportava uma chácara que produzia leite, e sua vegetação era bem rasteira, hoje abriga por volta de 100 espécies de árvores, todas devidamente catalogadas, e é sede do departamento da Floram.

Com placas em braile, os deficientes visuais foram incluídos no acesso ao Parque Ecológico do Córrego Grande, de modo que sua função social é totalmente satisfatória. 

4 - PRAIA BRAVA

Praia Brava - Florianópolis
Praia Brava

Embora amada pelos surfistas, suas águas agitadas requerem todo o cuidado. Se você deseja curtir com a sua família, também pode aproveitar o espaço amplo de suas areias. Localizado em um bairro pequeno, há poucos hotéis disponíveis na Praia Brava, porém existe a opção de aluguéis de apartamentos. O charme deste ponto turístico é justamente a sensação de estar em perfeita harmonia com a natureza, como se cada pedacinho não se sobrepusesse a outra.

5 - DUNAS DA JOAQUINA

Dunas da Joaquina
Dunas da Joaquina

As dunas da Joaquina ficam na praia de Joaquina e são as mais procuradas para o sandboard, uma modalidade de surf praticado na areia.  Este local é marcado pelas areias grossas no início da via de acesso, que logo dá espaço para as admiráveis faixas de areias finas, sendo perfeitas para a captura de belas imagens.


PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE