Relatório de Balneabilidade

Entenda os Relatórios de Balneabilidade da Fatma

A Fatma, Fundação do Meio Ambiente, faz análises mensais durante o inverno e semanais durante o verão em 106 balneários de Santa Catarina, o que significa 27 municípios, para verificar se eles são próprios ou impróprios para banho.

Os locais de coleta são escolhidos levando-se em conta a quantidade de banhistas e a proximidade a saídas de corpos d'água, como rios, riachos, valas e tubulações. Esses locais muitas vezes são procurados por crianças e adultos atraídos pela água quente e calma, ignorando que é exatamente pelos corpos d'água que o esgoto chega à praia. A água contaminada pode causar doenças como gastroenterite, verminoses, doenças de pele e até doenças mais graves de veiculação hídrica como hepatite, cólera e febre tifóide.

Para saber se a água é própria para banho e esportes, a Fatma (Fundação do Meio Ambiente) verifica a quantidade de Escherichia Coli existentes, que representa 80% dos coliformes fecais e por isso é considerada a melhor indicadora de poluição hídrica. Por ser uma bactéria do grupo coli, a Escherichia está presentes quando há contaminação fecal de seres humanos e animais de sangue quente.

Para obter um resultado de balneabilidade são feitas cinco coletas consecutivas, uma a cada semana. Ao fazer a sexta, descarta-se a primeira, ficando novamente com cinco. A coleta é feita sempre no mesmo local, a aproximadamente um metro de profundidade.

Além da coleta, a Fatma também acompanha as condições climáticas, o vento, a maré, a temperatura e o PH da água. Tais fatores podem influenciar no resultado de balneabilidade.

Classificação do ponto conforme Resolução Conama nº 274/2000

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

>> Veja o relatório de Balneabilidade das praias de Florianópolis.

>> Veja relatórios de balneabilidade de toda as praias de Santa Catarina no Site do IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Informações
(48) 3216-1775 / 3216-1774.



PUBLICIDADE