Com quatro feriados prolongados, os meses de setembro, outubro e novembro, são ideais para quem quer fazer turismo em Florianópolis sem os atropelos da alta temporada - que oficialmente começa na semana do natal. Nesta época do ano, a cidade está mais tranquila. A praia lotada nos dias de calor deve-se quase que apenas aos moradores, que aproveitam a ausência de congestionamentos para espantar de vez o inverno.
Cultura e Atividades na Natureza
E como se todas as belezas naturais não bastassem, a cidade tem outros atrativos. Entre eles, o Circuito Histórico-Cultural, que se apóia principalmente nas igrejas centenárias, nos Museuss de Florianópolis e nas Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
Se o objetivo é aproveitar a natureza, nesta época do ano o setor de Ecoturismo e Esportes Radicais, incluindo as Escolas de esportes - como as Escolas de surf -, trazem roteiros e preços especiais, abaixo do valor cobrado na alta temporada (dezembro, janeiro, fevereiro).
Outra boa pedida são os passeios de lancha, passeios de escunas, e os city-tours pela cidade, que oferecem diversão para a família inteira, independente do clima e da temperatura. Os passeios para a bela Ilha do Campeche, no sul da Ilha, são os mais procurados.
A primavera apresenta temperaturas mais amenas também recomendadas para conhecer as Trilhas em Florianópolis, as longas caminhadas pela Ilha de Santa Catarina, em meio à natureza, que levam os caminhantes aventureiros a locais lindos e misteriosos, distantes da atividade e poluição humana.
Festas de Santa Catarina
E é na média temporada que ocorrem as festas típicas de Santa Catarina. Em outubro, Florianópolis está a apenas poucas horas das principais festas do Estado, as tradicionais Festas de Outubro de Santa Catarina, que antes aconteciam nas cidades de colonização germânica, agora presentes também em cidades com outras etnias predominantes.
Florianópolis também conta com sua festa típica quase nessa época. Em novembro, a cidade sedia a FenaOstra, festival gastronômico que promove o principal produto da Maricultura local, a ostra produzida na Ilha de Santa Catarina.