O Stand Up Paddle ou SUP, como também é conhecido, nada mais é do que uma variação do surf, praticado em pé e com o uso de remos para se mover através da água. A prancha grande, com excelente flutuação, permite que já no primeiro dia, o praticante consiga ficar de pé na prancha, remar, e aproveitar o passeio.
A prática do Stand Up Paddle pode ser divida em três modalidades principais: Flat Water, que é realizada em águas calmas e protegias, como em lagoas e baías; Wave, que é realizada sobre ondas; Oceânico, realizada em mar aberto.
Em Florianópolis, lugares pra realizar tais variações do SUP não faltam: atualmente, a modalidade é bastante praticada por famílias e turistas na Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri, nas praias calmas da Baía Norte e Sul da Ilha como Sambaqui e Ribeirão da Ilha, respectivamente, além de praias de mar aberto como Campeche, Jurerê, Ingleses, Barra da Lagoa, entre outras. Empresas disponibilizam aluguel e aulas de SUP durante todo o ano.
PUBLICIDADE
Para a prática segura da atividade, você precisa utilizar um equipamento adequado, com uma prancha de tamanho correto e um remo apropriado para o mar, rio ou lagoa que pretende realizar a atividade.
O esporte é indicado para trabalhar a força, concentração, equilíbrio, capacidade aeróbica, flexibilidade, músculos do abdômen, pernas, braços e a mente. Além disso, por estar em constante contato com a natureza, o Stand Up Paddle desenvolve conhecimentos sobre ventos, correntes, tipos de fundos, ondas e educação ambiental. A modalidade também é realizada em trabalhos de treino, recuperações de lesões e reforço muscular.
Ao iniciante: utilize colete salva-vidas até se sentir seguro, pois os acidentes e eventuais imprevistos podem acontecer no início do aprendizado. Além disso, procure praticar o SUP próximo da praia e evite locais com marinas e píers, devido à circulação de transportes náuticos. E o que nunca pode faltar em atividades ao ar livre: protetor solar, boné ou óculos escuros e tente ficar sempre hidratado.
Apoio: Floripa Stand Up Paddle