O rapel é uma técnica de descida derivada do alpinismo, usada na exploração de grutas e cavernas e em resgates. No entanto, cada vez mais vem sendo praticado como esporte radical, seja em paredes especialmente desenvolvidas para o esporte, na modalidade chamada indoor, seja em cachoeiras, grutas e paredões.
Em Florianópolis, os paredões naturais potencializam a prática do esporte. Como as trilhas ficam em área de mata atlântica, acabam tendo caráter educacional/ ecológico, incentivando a preservação da fauna e da flora da região. Além disso, sempre oferecem belíssimas vistas panorâmicas e, não raro, terminam em banho de mar.
Para tornar a aventura uma boa recordação, é aconselhável o acompanhamento de guias especializados, bem como a utilização do equipamento de segurança e o conhecimento das técnicas necessárias.
Confira os lugares onde se pratica o rapel na grande Florianópolis:
PUBLICIDADE
Trilha do Santinho - Aranhas
Localizada na região nordeste de Florianópolis, a trilha tem uma extensão de 600 metros, com altitude variando de 0 a 50 metros. O início da trilha é na comunidade do Santinho, no costão sul, e vai até a pedra do Calhau Miúdo. O caminho apresenta pedra com paredes de 10 a 20 metros de altura e possui vias de escalada. As inscrições rupestres e oficinas líticas são atrativos a mais, além, é claro, da visão panorâmica e do banho de mar.
O passeio apresenta grau de dificuldade fácil e demora cerca de três horas para ser percorrido. O rapel é feito em uma parede de inclinação negativa de 20 metros, é ideal para iniciantes e é recomendado para maiores de 12 anos de idade.
Costão Norte do Santinho
O início da trilha é no costão sul ou nas dunas do Santinho e segue até a Pedra Partida, que fica suspensa no costão, com altitude de até 100 metros. O caminho passa por sítios arqueológicos com inscrições rupestres. Destaque especial para avista da praia do Santinho e Ingleses.
O passeio apresenta grau de dificuldade baixo e leva cerca de 3 horas para ser percorrido. O rapel é praticado em parede negativa de 20 metros e é recomendado para maiores de 12 anos de idade.
PUBLICIDADE
Parque Municipal da Galheta
Dentro do Parque Municipal da Galheta, a trilha começa na ponte pênsil da Barra da Lagoa e passa pelo antigo farol. Ao todo são 1800 metros a serem percorridos, com altitude variando de 0 a 200 metros. O caminho apresenta pedra com paredes de até 120 metros de altura e possui vias de escalada. O trajeto contorna o morro da Ponta da Galheta, até retornar ao início, com paradas para rapel nas matações do costão. Depois da atividade esportiva, o mar gelado da Galheta fica convidativo.
O passeio apresenta grau de dificuldade médio e demora cerca de quatro horas para ser percorrido. O rapel é feito em um paredão de 50 metros e é recomendado para maiores de 14 anos de idade.
Pedra do Urubu - Trilha do Gravatá
O início da trilha é na Rodovia Manoel de Menezes, que liga a Lagoa da Conceição à praia Mole e leva a um dos pontos mais altos do parque, a pedra do Urubu, no costão direito da Mole, com altitude que varia até 190 metros.
O passeio é de aproximadamente três horas e apresenta grau de dificuldade médio. O rapel é praticado em parede de inclinação negativa de 26 metros e é recomendado para maiores de 14 anos de idade.
Rio Vermelho
Localizada no bairro São João do Rio Vermelho, no nordeste da Ilha, a trilha tem 1200 metros, com altitude variando de 0 a 240 metros e oferece uma excelente visão panorâmica da costa leste.
O passeio apresenta grau de dificuldade médio, demora cerca de quatro horas para ser percorrido e é recomendado para maiores de seis anos de idade. O rapel é feito em um paredão de 25 metros.
PUBLICIDADE
A trilha começa no costão esquerdo da praia dos Ingleses e é interessante para iniciantes por ser um percurso leve, com altitude de até 100 metros. O final da caminhada é na pedra Rachada e as atividades de rapel são feitas nas matações do costão.
O passeio tem duração de três, aproximadamente, considerado de dificuldade baixa, com rapel de 25 metros em parede de inclinação negativa. A idade mínima recomendada é de 12 anos de idade.
Cascading - Cachoeira Rio do Salto
O Cascading é a modalidade de rapel feita em cachoeiras. Na grande Florianópolis é praticado na cachoeira do Rio do Salto, no município de Águas Mornas. O rapel é feito em etapas, sendo a última descida de 50 metros, inteiramente sob a cortina de água até a base da cachoeira. Após a atividade, ainda tem a opção de banho em água termal.
A cachoeira tem 75 metros de altura, a descida é de nível médio, com rapel de 25 metros e outro vertical de 50 m, e é recomendado para maiores de 16 anos de idade. O passeio dura cerca de seis horas e tem início e término ao lado da estrada que dá acesso à comunidade do Salto.
As operadoras de rapel de Florianópolis oferecem serviço de traslado.
Recomendações
→ É desaconselhada a prática do rapel sem guia especializado.
→ É recomendado o uso de chapéu e de roupas resistentes e confortáveis, como por exemplo calça de moletom e camisetas com comprimento abaixo da cintura.
→ É sempre bom levar repelente, tênis, água, lanche, máquina fotográfica, roupas de banho e toalha.
Apuama Rafting
Rafting, Rapel, Trekking e Arvorismo. Você vai experimentar a sensação de desbravar os rios e corredeiras da região em botes infláveis com a maior segurança. É pura adrenalina! Aceitamos cartões de crédito. ... [Veja mais]
Tartarugas Turismo de Aventura
O melhor da aventura em Santa Catarina. A Tartarugas é uma empresa catarinense especializada em turismo de aventura, que oferece atividades como Arvorismo, Canionismo, Tree Climbing, Rafting, Escalada, Trekking e Rapel de Cachoeira. Venha descobrir a sensação de liberdade junto à natureza! Confira tarifas em nosso site.
Decathlon Florianópolis
Decathlon Florianópolis | Artigos Esportivos em Florianópolis.