Patrimônios Históricos de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE

Patrimônios Históricos

Florianópolis, a Ilha da Magia, é linda, bela, monumental. Suas características se evidenciam ainda mais, quando nos deparamos, em cada esquina, com parte dos seus patrimônios históricos, culturais e ecológicos preservados até hoje.

Patrimônios Históricos - Ponte Hercílio Luz
Ponte Hercílio Luz

Já no acesso à ilha temos a Ponte Hercílio Luz, construída há mais de 80 anos e revitalizada em 2020, que continua sendo o cartão postal favorito da cidade. No bairro do centro o Palácio Cruz e Sousa, também tombado como patrimônio histórico, foi Palácio do Governo e hoje abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, que guarda em seu acervo a memória política barriga-verde (termo utilizado para referir-se ao povo catarinense, tendo sua origem na cor dos uniformes das tropas catarinenses nos períodos colonial e imperial).

A história de Florianópolis pode ser recapitulada em suas diversas vielas, casas e pequenos prédios que até hoje exalam o charme da antiga Desterro (Vila de Nossa Senhora do Desterro como era o nome à época colonial), com sua arquitetura luso-açoriana localizada não somente no centro mas em outros pontos onde iniciou-se a colonização portuguesa. A freguesia do Ribeirão da Ilha, no sul da ilha, chama a atenção e é uma referência à ilha bucólica, quase parada no século XVIII. Igualmente acontece ao norte na ilha, no centro histórico de Santo Antônio de Lisboa.

Patrimônios Históricos - Fortalezas
Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

A história da cidade, em especial da época da expansão marítima dos reinos ibéricos de Portugal e Espanha pode ser sentida nas monumentais Fortalezas Históricas da Ilha de Santa Catarina, do período colonial brasileiro (século XVIII).



Além do mais, os patrimônios ecológicos são belezas preservadas para sempre: Lagoa do Peri, Morro da Cruz, Dunas de Florianópolis, Lagoinha do Leste e as ilhas da Ilha de Santa Catarina

Patrimônios Históricos e Naturais  Dunas
Dunas da Joaquina

Abaixo temos alguns dos patrimônios históricos com mais informações detalhadas. Bom passeio!


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE