Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos
PUBLICIDADE

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi a primeira construção ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formada pelos escravos livres em Florianópolis que não podiam frequentar a igreja dos homens brancos. Inicialmente foi erguida uma pequena e rústica capela, em meados do século XVIII, posteriormente substituída pela atual igreja que teve sua construção iniciada no ano de 1787.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, que historicamente tem suas atividades voltadas para o atendimento dos negros e afro-descendentes sempre passou, desde os tempos da escravidão, por dificuldades econômicas, o que determinou o longo período de sua construção, que foi concluída somente em 1830.



Apesar das permanentes inclusões de elementos em seu corpo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito mantém suas características arquitetônicas predominantemente barrocas e neoclássicas. A escadaria frontal, por exemplo, foi incluída ao complexo somente em 1906. Já as instalações elétricas são datadas de 1912 e a substituição do piso original de madeira pelo ladrilho hidráulico existente ocorreu no ano de 1927.

Apesar de singela, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Beneditose destaca no Centro Histórico de Florianópolis. Um fato interessante é que foi do alto de sua escadaria que o célebre artista ilhéu Victor Meirelles pintou, no século XIX, a tela “Vista do Desterro” onde retratou em uma visão panorâmica a cidade daquele tempo, tendo como fundo a Baía Sul.

Funcionamento

Missas: Domingo, às 19h. E nas terças-feiras, às 14h30, ocorre o Grupo de Oração.

Endereço e telefone

Rua Marechal Guilherme, 60 – Centro – Florianópolis
(48) 3223-7572


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE