As 7 praias mais movimentadas de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As 7 praias mais movimentadas de Florianópolis

Com belezas naturais e paradisíacas, as praias da Capital Catarinense atraem moradores locais e turistas de todas as partes e gostos


Praia da Barra da Lagoa. Crédito da fotografia: Maurélio Pereira

Não é por acaso e nem por conta do folclore que Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia. Além da capital catarinense ser lembrada pelo urbanismo e pela força comercial, a cidade é principalmente referenciada como destino paradisíaco. 

E são justamente os atrativos naturais que são mais procurados pelos turistas vindos das mais diversas partes do Brasil e do mundo. Além disso, as exuberâncias naturais das praias que encontram-se na Ilha da Magia são motivo de orgulho para os locais. 

Mais de 40 praias estão localizadas em "Floripa". Cada qual, diferente uma da outra. Algumas, com mais atrativos comerciais, outras com mais calmaria… e por aí vai. Há praia todos os públicos e gostos. 

Em dúvida sobre para qual ir? Então confira a lista das 7 praias mais movimentadas de Florianópolis.


Lagoa da Conceição

Situada no centro geográfico da ilha, a Lagoa da Conceição concentra praias, dunas, montanhas, e a maior laguna de Florianópolis. Além disso, é um importante reduto todos os públicos imagináveis. Na região encontram-se restaurantes instalados na beira praia, clubes, casas de shows e recantos para a família. 

Entre as atividades populares na praia da Lagoa da Conceição também estão trilhas e outras opções de atividades esportivas ao ar livre.

Com ondas calmas, a água no verão tem temperatura média de 27ºC e pouca profundidade. Com isso, o local costuma ser seguro e agradável para crianças. Já a faixa de areia, é estreita.

Praia de Canasvieiras

Localizada na Região Norte, entre a Praia de Jurerê e a Praia da Cachoeira do Bom Jesus, a Praia de Canasvieiras é conhecida por águas calmas e pela infraestrutura que a cerca, remetendo a uma mini cidade. 

Durante a alta temporada, o local torna-se um recanto praiano para estrangeiros dos países vizinhos. Por isso, muitos estabelecimentos oferecem serviços bilíngues.

A praia é rasa e tem águas calmas, mornas e com ondas suaves. Por isso, o local também é indicado para o lazer de famílias com crianças.

Ingleses 

A Praia dos Ingleses atrai literalmente todos os públicos: na faixa de areia  circulam famílias brasileiras e estrangeiras, vendedores ambulantes e atletas de surf - entre outros esportes.

Popularmente conhecido como “Zinga”, o local  tem grande extensão, chegando muito perto dos 5km. A região, que é conhecida pelas ondas fortes e longas, também conta com uma faixa de areia bem característica: branca e muito fina. Por isso, lá há muitas dunas. 

Além do mais, próximo da praia há grande movimento comercial e opções para festejar durante a noite. 

As praias de Jurerê

Jurerê divide-se divide em duas partes bem distintas: a tipicamente manezinha Jurerê Tradicional e a Jurerê Internacional. Simplicidade e tradição de um lado, sofisticação e exuberância de outro. Mas essas duas características unem-se na faixa de areia da praia. 

Jurerê Internacional

A Praia de Jurerê Internacional é internacionalmente conhecida como “Miami Brasileira”. No local paradisíaco, há restaurantes da moda, bares chiques, beach clubs, festas e muita badalação.

Com faixa estreita de areia, a praia possui água calma e quase morna no verão - ideal para banhistas. Nas redondezas, há relevo irregular, com bancos de areia e formação de piscinas naturais que se moldam com as ondas. 

Para quem curte festejar, por lá estão instalados o Café de La Musique, o Clube Doze de Agosto e o Parador 12 (popular P12), entre outras opções. 

Jurerê Tradicional

Mesmo sem uma demarcação na divisa entre Jurerê Tradicional e sua extravagante vizinha, é fácil identificar uma e outra. A praia tem início na Ponta dos Morretes, divisa com Canasvieiras, e se estende até o Forte de São José da Ponta Grossa. Além disso, é cercada por construções simples - que remetem ao nome. 

Jurerê Tradicional é comprida e tem longas e calmas ondas, além de areia fina em tom amarelo claro. A temperatura da água também é morna durante o verão.

Barra da Lagoa 

Famosa pelo tradicionalismo vívido, a Barra da Lagoa fica nos arredores da Lagoa da Conceição e é uma das praias mais receptivas de turistas na capital. 

O local tem pesca abundante e fica rodeado por um centrinho repleto de um ativo e variado comércio. Além disso, há opções de lazer e gastronomia para todos os gostos.   

Com uma faixa média que varia de 5 a 50 metros, as areias da praia são brancas e finas. O ecossistema da localidade é de restinga, com uma vegetação rasteira. Já o mar, tem ondas que iniciam-se agressivas, mas acalmam-se ao serem freadas pela correnteza do Canal da Barra. Ideal para banho ou para iniciantes no surf.  

Praia Mole

Local de agito! A Praia Mole é cercada por diversos bares instalados na orla; pertinho da Praia da Galheta, o local é considerado point de paquera e de agito para a juventude praieira de todos os gêneros. Além disso, tem o mar ideal para o surf - tornando, além de tudo, a localidade conhecidíssima pelos fãs e praticantes do esporte. 

No entanto, é preciso ter cuidado, pois na Praia Mole há muitas ocorrências de arrastamento e afogamento, já que o mar é instável. Por isso, lá está instalado um dos postos salva-vidas melhor equipados da Ilha.

Além destas, algumas outras das principais praias turísticas de Florianópolis, situam-se nas regiões leste, norte e sul da ilha. De grandes balneários bem estruturados até isoladas praias desertas, todas elas são muito procuradas. Já as praias da região central e algumas pertencentes ao continente, são mais indicadas para apreciação da vista. Há opções convidativas para todos os públicos.


Autor da matéria: Willian Schütz
Contato por e-mail: redacao.willianschutz@gmail.com
Crédito das imagens: Divulgação/Guia Floripa. 



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE