PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bairros da Região Sul

A porção sudoeste da Ilha de Santa Catarina preserva as raízes açorianas da cidade. Além da arquitetura da época do Brasil colonial, a freguesia do Ribeirão da Ilha concentra um corredor gastronômico baseado em ostras e mariscos.

Igreja da época colonial - Ribeirão da Ilha

Já a porção sudeste chama atenção pelas trilhas cercadas de mata atlântica e pelas praias com ondas medianas, ideais para a prática do surf. Há também o Parque da Lagoa do Peri, onde está o principal manancial de agua doce que abastece o sul da Ilha. O principal destaque da região é a Ilha do Campeche, que possui águas cristalinas, próprias ao mergulho, sítios arqueológicos e condições para a prática de trilhas acompanhadas de guias.

Praias do Campeche e Morro das Pedras

No Campeche, existem dois endereços certos de agito: o Pico do Surf, ao sul da Avenida Pequeno Príncipe, onde rolam campeonatos; e o Riozinho do Campeche, conhecido pela badalação, gente descolada e boa música. No extremo-sul da Ilha está a paradisíaca Praia de Naufragados, com seu farol do século XIX e vista para as ruínas da Fortaleza de Araçatuba que protegia a entrada da Baía Sul.



A Lagoinha do Leste é o destino ideal para quem gosta de aventura e natureza. A trilha é longa, mas as paisagem compensa. Há duas formas de acesso, uma que leva cerca de 50 minutos, pelo Pântano do Sul, e outra que pode levar até três horas de caminhada, pela Praia do Matadeiro. No retorno, o endereço certo para uma uma boa refeição com frutos do mar  são os restaurantes na praia do Pântano do Sul, berço pesqueiro da ilha.

Bairros da Região Sul de Florianópolis
  1. Armação do Pântano do Sul
  2. Campeche
  3. Carianos
  4. Costeira do Pirajubaé
  5. Pântano do Sul
  6. Ribeirão da Ilha
  7. Rio Tavares
  8. Tapera

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE