Ilhas de Florianópolis | Turismo em Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ilhas de Florianópolis

Entre cantos e recantos, há um outro encanto em Florianópolis, suas pequenas ilhas. Com características bem distintas, algumas ilhas destacam-se por suas riquezas naturais. Outras, por preservarem um pouco da história da ocupação humana na região.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Um arquipélago com muitas ilhas.

As ilhas mais importantes para visitação são a de Raton Grande Anhatomirim, na Baía Norte e a Ilha do Campeche, um paraíso de águas cristalinas e areias brancas, localizada na parte Sudeste, em frente a praia com o mesmo nome.

No lado Norte, voltado para o canal que separa a Ilha de Santa Catarina do continente, estão as Ilhas de Anhatomirim e as Ratones (Raton Grande e Raton Pequena), partes importantes do conjunto de fortalezas militares que protegiam a região no período colonial. Há também pequenas ilhas, como as Ilhas dos Guarás (grande e a pequena), próximas a baía norte.

Ilha do Arvoredo - Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Ilha do Arvoredo

No extremo Norte, em mar aberto, no limite entre os municípios de Florianópolis, Governado Celso Ramos e Bombinhas, fica a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.  Este pequeno arquipélago é formado por três Ilhas e o Calhau de São Pedro.  A Ilha da Galé é considerada um dos pontos mais importantes da costa brasileira para a procriação de fragatas e atobás. A Ilha Deserta também é refúgio de aves e a do Arvoredo é considerada uma das mais belas ilhas de Florianópolis. Essa região, por pertencer à categoria de Reserva Biológica, é fechada à visitação. Entretanto, o mergulho é permitido em área delimitada.  A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. As ilhas apresentam remanescentes de Mata Atlântica, locais de reprodução para aves marinhas e sítios arqueológicos com sambaquis e inscrições rupestres.

Ilha do Francês - Ilhas de Florianópolis
Ilha do Francês - Canasvieiras

Já no lado Norte, voltado para o oceano, estão localizadas as ilhas do Francês, entre as praias de Jurerê e CanasvieirasMata Fome Moleques do Norte na Praia dos Ingleses . Estas duas não possuem praias, apenas costões, e por isso não são procuradas para passeios. Já a do Francês é muito utilizada pelos proprietários de embarcações particulares para fundear no lado sul, abrigado da corrente oceânica. Em terra, costões de pedra, mata verde e uma pequena enseada com praia fazem parte de seu visual.

Ilha Aranha Pequena
Ilha Aranha Pequena

Na praia do Santinho, duas ilhas são avistadas: a do Badejo e a das Aranhas, segundo a lenda, um reduto de aracnídeos. Ambas não possuem acesso para desembarque.

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba - Ilha de Araçatuba

Já na parte Sul de Florianópolis existem várias ilhas: No lado Sudeste, entre as praias da Armação e do Matadeiro, está a Ilha das Campanhas. Mais ao sul existe o pequeno conjunto das Moleques do Sul. Em frente as praias do Pântano do Sul, Açores, Solidão e Saquinho está o grupo das Três Irmãs (Irmã Pequena, do Meio e de Fora) e a Ilha de Araçatuba, esta última avistada a partir da praia de Naufragados. Estas ilhas pertencem aos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a entrada só é permitida com autorização prévia da Unidade de Gestão do Parque. Atualmente, a visitação turística nas ilhas Três Irmãs e na Ilha de Araçatuba está temporariamente suspensa. Já o acesso as Moleques do Sul é proibido por ser uma área de preservação ambiental. Ainda no lado sul, no canal entre a ilha e o continente, há pequenas ilhas inhabitadas, como as ilhas dos Cardos, do Largo, das Laranjeiras, das Vinhas e Dona Francisca. Esta última possui moradores e seu acesso, durante a maré baixa, é possivel por caminhada através do canal.

Ilha de Coqueiros
Ilha de Coqueiros

Próximo as praias na região continental existem duas ilhas. Ao norte a pequena ilha dos Noivos, em frente a praia do Balneário. Na porção sul, no bairro de Coqueiros, está a Ilha de Coqueiros.

Para conhecer as diversas ilhas de Florianópolis recomendamos contratar os passeios de escunas, com trajetos e horários definidos, e os passeios de lanchas, que permitem personalizar seu trajeto e tempo de diversão.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE