As Ilhas das Aranhas são compostas por duas ilhotas, Aranha Grande e Aranha Pequena, em formato triangular, opostas por suas bases, o que garante locais abrigados para todas as direções de ventos.
Localizadas na costa nordeste da Ilha de Santa Catarina, em frente ao morro do mesmo nome, entre a Pedra das Aranhas e a Ponta do Calhau Miúdo. Ambas as ilhas são formadas por costões escarpados. Não há praias ou portos naturais.
Na Ilha Aranha Grande há predominância de vegetação arbustiva enquanto na Ilha Aranha Pequena predomina a vegetação rasteira formada por gramíneas e herbáceas.
PUBLICIDADE
O acesso as ilhas é feito somente por barcos particulares ou operadoras de mergulho.
Este conjunto de ilhas possui sete fendas que possibilitam mergulhos emocionantes. Os costões rochosos formam paredes íngremes, onde mergulhadores experientes podem chegar até 30m de profundidade em alguns pontos, mas existem outros pontos mais rasos. A visibilidade destes locais varia muito, sendo que a melhor condição é quando a ondulação provém do sul, pois com ela as águas ficam bem claras e com temperaturas mais quentes.