PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Praia da Daniela

Região: Norte da Ilha
Bairro: Daniela
Praias próximas: Praia de Jurerê Internacional (3,5 km oeste)| Praia do Forte (6 km norte)
Distâncias: Centro e Rodoviária 27 km | Aeroporto 38 km
Tipo de Praia: Praia Rasa (areia fina e profundidade aumenta lentamente)
Ondulação: Calma (sem ondas)
Faixa de areia: Estreita (até 10 m)
Comprimento da praia: 3,5 km
Temperatura da água: Moderada
Encontre também: esportes náuticos, pesca, trilha, mangue

Mapa Localização Praia da Daniela

A formação geográfica da Praia da Daniela impressiona por si só. É uma mini-península - uma ponta de areia com vegetação - que se estende para o mar, avançando sobre as águas.

Uma comunidade onde residências de luxo se misturam com casas tradicionais e que conserva a tranquilidade de quem procura ficar longe da excessiva movimentação turística. É banhada pelas águas calmas e mornas da baía norte, perfeitas para quem frequenta a praia com crianças e idosos.

A região conta com poucos serviços. Lá, o lazer é caminhar pela praia, pescar e desbravar as belezas naturais que o manguezal, principal formação vegetal da área, esconde. Badalação, festas e maior movimentação turística ficam em praias próximas, com fácil acesso de carro.

Praia da Daniela

Características Naturais da Praia Daniela

A região caracteriza-se como uma ponta de areia, de cor clara e fina, com aproximadamente 3,5 Km de extensão e larguras que variam entre 3 a 15 metros.

O mar, tem características de baía, com pouca ondulação e águas com temperatura agradável, propício ao banho o ano inteiro. A porção norte da Praia Daniela fica voltada para a região continental, onde fica o Município de Governador Celso Ramos. A divisa com a Praia do Forte é feita por conjuntos de pedras entremeados por uma pequena faixa de areia.



Já a parte da praia que está voltada para o sul,  avança no mar em direção às Ilhas Ratones e forma o estuário onde desemboca o Rio Ratones. Esta região é coberta por mangue, tem fundo lodoso, com alta salinidade. Esta formação ocorre por um sistema natural que alimenta permanentemente o pontal. As correntes marinhas que partem de Ponta das Canas e Canasvieiras trazem a areia, que é bloqueada pela saída do Rio Ratones, criando um depósito natural.

Nesta ponto da praia aconselha-se bastante atenção com crianças e adultos com pouca experiência com nado, pois existe uma corrente submersa forte que pode arrastar os banhistas para o meio do canal, longe da praia. Somente há o monitoramento por salva-vidas durante a temporada de verão.

Águas sempre calmas da Praia da Daniela

História da Praia da Daniela

Já foi uma região de pouca importância para os antigos. Não havia habitantes, apenas alguns pescadores à procura de camarão, siri e berbigão. Estes animais se encontram nesta área justamente porque se desenvolvem em regiões de manguezais. É também por este motivo que a habitação nunca foi procurada – o solo é lodoso e muito úmido.



No início da década de 1970 a prefeitura aprovou o loteamento da região, apesar de ferir o artigo 2º do código florestal que afirma que regiões estabilizadoras de mangues e fixadoras de dunas devem ser preservadas.

O responsável pelo projeto de urbanização foi João Prudêncio de Amorim, que, na época, era dono de uma imobiliária que atendia nas cidades de Florianópolis e Biguaçu. Foram organizados lotes para construção de imóveis, ruas e praças.

A partir deste momento, a praia do Pontal passou a ser chamada de Balneário da Daniela, em homenagem a uma das netas de Prudêncio de Amorim.

Conheça mais praias do norte da ilha

Praias de Florianópolis - Norte da Ilha
Praias do Norte da Ilha
  1. Cachoeira do Bom Jesus
  2. Cacupé
  3. Canasvieiras
  4. Daniela
  5. Ingleses
  6. Jurerê Internacional
  7. Jurerê Tradicional
  8. Lagoinha
  9. Ponta das Canas
  10. Praia Brava
  11. Praia do Forte
  12. Praia do Santinho
  13. Sambaqui
  14. Santo Antônio de Lisboa

Outras regiões

Procurando por praias em outras regiões da ilha? Visite os links abaixo:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE