Praia do Forte | Praias em Florianópolis
PUBLICIDADE

Praia do Forte

Praia do Forte - Praia de Florianópolis

Região: Norte da Ilha
Bairro: Jurerê Internacional
Praias próximas: Praia da Daniela (sul) | Jurerê Internacional (leste)
Distâncias: Centro e Rodoviária 28 km | Aeroporto 39,5 km
Tipo de Praia: Praia Rasa (areia fina e profundidade aumenta lentamente)
Ondulação: Calma (sem ondas)
Faixa de areia: Média (entre 10 m e 20 m) e Larga (acima de 20 m)
Comprimento da praia: 1,3 km
Temperatura da água: Moderada
Encontre também: esportes náuticos, maricultura, patrimônio histórico, trilha, restaurantes 'pé-na-areia'

Mapa Localização Praia do Forte

A praia é um recanto de tranquilidade, bela paisagem e águas mornas que se separa dos grandes centros turísticos do norte da ilha por uma pequena estrada.

É um local para visitação, para passar o dia com a família ou amigos, sentar-se confortavelmente na areia da praia, pois a larga faixa de areia permite que se encontre lugar para guarda-sóis e cadeiras, saborear os frutos do mar que chegam fresquinhos aos restaurantes 'pé-na-areia' e praticar esportes na areia.

Há cultivo de ostras e mariscos na região. Por conta disso, barcos de pescadores compõem a paisagem junto à natureza.

Praia do Forte com Restaurantes na areia da praia

Não há hotéis ou pousadas, apenas mar de um lado e montanha do outro, separados pela faixa de areia. A praia é calma e ideal para levar crianças e famílias.

Praia do Forte - Norte da Ilha

Características Naturais da Praia do Forte

A praia se localiza entre Jurerê Internacional e Daniela. É também chamada de Praia da Ponta Grossa justamente pela característica geográfica.



Possui uma larga faixa de areia, que varia entre dois e 45 metros, alguns deles ocupados por carros estacionados e restaurantes que servem em mesas na areia. Não é uma praia longa, com pouco mais de mil metros.

O mar é intermediário entre o de baía e o de alto mar. Por conta disso, as águas são límpidas e calmas, com temperaturas agradáveis. O fundo do mar ganha profundidade muito suavemente. É possível entrar no mar até cerca de 220 metros da praia ainda com os pés alcançando o fundo.

A areia é fina e amarelo claro. Separa-se da pequena praia do Pontal, ao sul, por um conjunto de pedras; nos dias de maré baixa é possível atravessar estas pedras e chegar até a praia da Daniela pela faixa de areia.

O acesso à praia do Forte é feito por meio de uma pequena estrada, íngreme e estreita, a partir de Jurerê Internacional.

História da Praia do Forte

A história do povoado da praia se confunde com a história do Forte São José da Ponta Grossa, pois foi esta construção que deu início à habitação no local.

Forte de São José da Ponta Grossa

No período de construção e utilização da fortaleza, uma comunidade se organizou e se desenvolveu, dedicando-se à pesca, à agricultura e aos trabalhos junto ao forte. O início da construção militar ocorreu em 1740 e levou quatro anos.

Em 1777, a coroa espanhola promoveu um ataque de grande envergadura a Florianópolis. Seguindo ordens do Governador da Capitania, o Capitão Simão Rodrigues de Proença, que comandava o Regimento de Linha de Infantaria da Ilha de Santa Catarina, retirou-se do Forte no terceiro dia de cerco, sem nenhum combate – só foram disparados dois tiros.



Vitoriosos, os espanhóis mantiveram domínio sobre a Ilha de Santa Catarina até o ano seguinte, quando o Tratado de Santo Ildefonso assegurou o território de volta aos portugueses. O Capitão Simão Rodrigues de Proença foi condenado pela coroa portuguesa. Culpado de ter fugido da batalha com as tropas, passou o resto de seus dias na prisão.

A fortaleza foi abandonada no fim do século XIX, após alguma ocupação durante a Revolução Federalista (1893). Ocupações irregulares começaram a aparecer no seu entorno e, já em ruínas, foi tombada pelo antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. Desde 1987, está cadastrada como sítio arqueológico protegido por lei federal e começaram os trabalhos de prospecção arqueológica.

Veja também: Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Algumas outras casas e pequenos comerciantes surgiram desde então. Por conta disso, uma estrada foi construída. Ainda assim, a região do Forte guarda a serenidade da natureza e a discrição populacional.

Pôr-do-sol na Praia do Forte

Conheça mais Praias do Norte da Ilha:

Praias de Florianópolis - Norte da Ilha
Praias do Norte da Ilha
  1. Cachoeira do Bom Jesus
  2. Cacupé
  3. Canasvieiras
  4. Daniela
  5. Ingleses
  6. Jurerê Internacional
  7. Jurerê Tradicional
  8. Lagoinha
  9. Ponta das Canas
  10. Praia Brava
  11. Praia do Forte
  12. Praia do Santinho
  13. Sambaqui
  14. Santo Antônio de Lisboa

Outras regiões

Procurando por praias em outras regiões da ilha? Visite os links abaixo:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE