Ilha de Anhatomirim | Ilhas em Florianópolis
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ilha de Anhatomirim

A Ilha de Anhatomirim (nome indígena) localiza-se na Baía Norte, próxima ao continente. Integra o Município de Governador Celso Ramos.

Sua posição estratégica - na entrada da Baía Norte - foi responsável pela construção da Fortaleza de Santa Cruz que, no século XVIII, configurava o terceiro vértice de um sistema triangular de defesa, formado ainda pelas Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Este sistema deveria proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina das investidas estrangeiras - principalmente da Espanha - e consolidar a ocupação portuguesa do Sul do Brasil setecentista.

Em 1894, durante a Revolução Federalista, esta Ilha serviu de prisão e base de fuzilamentos de revoltosos contra o governo de Floriano Peixoto (na Fortaleza de Santa Cruz). Em 1907, passou a pertencer ao Ministério da Marinha e voltou a ser utilizada como prisão no desfecho da Revolução Constitucionalista, em 1932. Funcionou como Fortaleza até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o aparecimento de novas tecnologias bélicas tornou-a obsoleta como unidade militar. Foi, assim desativada.



O acesso à ilha é possível através do serviço de barcos de passeios (escunas), que partem de pontos distintos de Florianópolis - principalmente do trapiche de Canasvieiras, do trapiche da Beira-Mar Norte e sob a Ponte Hercílio Luz. Pode-se fazer a travessia também em pequenas embarcações que partem das praias do Sambaqui, Daniela e Praia do Forte, localizadas ao norte de Florianópolis e, também, pela Praia do Antenor, no município de Governador Celso Ramos.

Entrada da Fortaleza de Anhatomirim

Ao sul da ilha há uma pequena praia e um trapiche para atracação de barcos e desembarque de passageiros.

Centro de Florianópolis

Floripa Tour Guide

Floripa Tour Guide

Conheça Floripa e Região acompanhado de profissionais com mais de 15 anos de atuação no mercado. Montamos roteiros culturais, históricos e naturais, exclusivos e personalizados, para você. Visitas a fazenda de ostras, observação de pássaros e baleias, trilhas, rafting, voo livre, passeio de barco, turismo termal, cachaça e cerveja, compras, Beto Carrero, shows, eventos, traslados e city tour pelo centro histórico. ... [Veja mais]

Centro de Florianópolis

Scuna Sul

Visite o Site Scuna Sul

Pioneira na Ilha de Santa Catarina realizando passeios com segurança desde 1980. São 7 embarcações com capacidade total de 820 passageiros que lhe permitirão conhecer Florianópolis, ilhas e costas através do mar. Não deixe de visitar a Ilha de Anhatomirim, Baía dos Golfinhos. Filiais: Canasvieiras e Centro. ... [Veja mais]

Jurerê Tradicional

Vou de Lancha

Visite o Site Vou de Lancha

Aluguel de Lancha em Florianópolis - Ilha de Santa Catarina. A Empresa Vou de Lancha é referência em Aluguel de Lanchas em Florianópolis. Com uma frota própria de 6 embarcações e mais de 40 lanchas de administração, aqui você terá as melhores opções! Nossos marinheiros têm muita experiência, geralmente são pescadores profissionais ou velejadores e são habilitados pela Marina do Brasil. Nossa equipe conta com um mecânic ... [Veja mais]

Canasvieiras

Vento Sul Turismo

Um veleiro de madeira, 65 pés (21 metros), p/ até 45 pessoas com todo o conforto e segurança. A conexão com a natureza e respeito com o meio ambiente. A melhor opção de um passeio tranqüilo em Floripa. Exclusivo para grupos pequenos. Comando coberto. Sonda, GPS, navegador e som ambiente. Mesa e churrasqueira no convés de popa. Cozinha completa e geladeira. Equipamentos completos para mergulho livre e autônomo. Batismo com dive master.


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE