Quatro festivais online estão entre as opções para cinema em casa durante a pandemia | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quatro festivais online estão entre as opções para cinema em casa durante a pandemia

"Panorama Digital do Cinema Suíço", "Sesc Melhores Filmes", "Mundo Árabe de Cinema em Casa" e "8 1/2 Festa do Cinema Italiano" têm exibições gratuitas até o final de setembro

"Desafio de um campeão" é um dos filmes do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano.
Crédito: Divulgação

Mais de 50 obras cinematográficas estão programadas para exibições gratuitas e online nos próximos dias. Os filmes compõem as agendas de quatro importantes festivais que ocorrem concomitantemente e oferecem atrações culturais que remontam a variadas culturas ao redor do mundo. O "circuito" já inciou e segue com sessões até o final de setembro.

Com isso, no momento em que o distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19 faz com que as pessoas não possam viajar, o cinema permite que diferentes etnias e costumes cheguem até as casas das pessoas que sintonizarem-se nas mostras.

Desde o lockdown que ocorreu em março, por conta do aumento do número de casos da doença provocada pelo novo coronavírus, surgiram diversas opções de streaming (plataformas de exibição online) especialmente liberadas de graça - uma forma de ampliar a cultura e até de ajudar o público a lidar com este delicado momento.

Programação de festivais de cinema online

Panorama Digital do Cinema Suíço

A 8ª edição do Festival apresenta 14 longas e 2 programas de curtas, exibidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital - de 27/08 a 06/09.

Banner do Panorama Digital do Cinema Suíço.
Crédito: Divulgação.

Festival Sesc Melhores Filmes

15 filmes compõem a programação desta 46ª edição. As primeiras sessões foram exibições únicas, seguidas de filmes disponíveis por 24h, disponíveis por uma semana e, por fim, com acesso liberado por 30 dias. São obras nacionais e internacionais de variados gêneros, que podem ser assistidas na plataforma Sesc Digital - começou em 19/08 e segue até 20/09.

O longa brasileiro "Bacurau" foi um dos destaques na mostra Sesc Melhores Filmes.
Crédito: Divulgação.

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Além de debates ao vivo, o evento trará quatro filmes inéditos no Brasil e uma seleção especial com destaques dos 15 anos de Mostra: de 28/08 a 13/13, os filmes ficam disponíveis na plataforma exclusiva da mostra e de 31/08 a 27/09, no Sesc Digital.

Convite da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa.
Crédito: Divulgação.

8 1/2 Festa do Cinema Italiano

Na programação estão 20 produções italianas, detre as quais nove são inéditas nos cinemas brasileiros. As exibições são através do site Looke, e mais informações podem ser consultadas no site do festivalde 28/08 a 10/09.

Cartaz da 8 1/2 Festa do Cinema Italiano.
Crédito: Divulgação.

Na reta final

2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em formato online, segue até dia 30/08.

A mostra conta com 24 filmes na programação. Os títulos podem ser assistidos em um intervalo de 24 horas, contado a partir das 17h do dia da exibição. A programação completa está disponível no site do evento.

Imagem de divulgação da 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo.

Cinema em casa durante a pandemia

A edição virtual do já tradicional Festival Varilux de Cinema Francês; a liberação do catálogo da nacional do SP Cine Play; a Mostra Domínio Público realizada pelo Cine UFSC; a Mostra Cinemateca MAM 65 anos, os debates online promovidos pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC, bem como os realizados pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), são alguns dos destaques entre as opções que anteriormente surgiram, com o intuito de manter uma programação cultural e, de certa forma, resgatar, mesmo que à distância, a cultura cineclubista.

Outras opções

Como alternativa para manter as atividades durante o isolamento social, devido a pandemia do Covid-19, o Paradigma Cine Arte também segue prezando pela cultura e está disponibilizando uma programação de filmes - e que podem ser assistidos no conforto do lar, totalmente online. As sessões são pagas, mas o valor arrecadado serve como auxílio para o mantimento do Paradigma.

Outra opção que vem ganhando destaque é o cinema em drive-in. Em Florianópolis, há dois em funcionamento regular: na Arena Petry e no Floripa Airport. As programações são constantemente publicadas na agenda do Guia Floripa.


Matéria: Willian Schütz
Contato por e-mail: redacao.willianschutz@gmail.com
Crédito das imagens: Divulgação.



PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE