Jogos para celular: uma viagem pelos gêneros mais populares

Foto de Afif Ramdhasuma / Unsplash

Houve um tempo em que os jogos eletrônicos estavam polarizados entre computadores e consoles. Os jogadores defendiam suas plataformas favoritas com unhas e dentes e as desenvolvedoras trabalhavam para entregar a melhor versão dos seus títulos para cada uma delas. Esse duelo teve um fim com a chegada dos smartphones.

Os celulares são por excelência a ferramenta mais popular da Era Digital. Ao serem dispositivos portáteis que se conectam à internet em qualquer lugar e a qualquer hora, os celulares também foram dotados das melhores funcionalidades de outros aparelhos, como os e-mails e mensagens instantâneas dos computadores, e os jogos dos videogames.

Atualmente, esses aparelhos se tornaram a plataforma de jogo favorita dos brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2024, os smartphones são a principal alternativa para 48,8% dos entrevistados, deixando os computadores (22,6%) e consoles (21,7%) para trás. Esse fenômeno não se dá por acaso, a constante melhora nos dispositivos móveis e o crescimento do mobile game explicam esse sucesso.

A seguir, conheceremos os gêneros mais populares de jogos para celular e quais são os títulos destacados de cada modalidade. Confira:

A fascinação pelos puzzles

Os jogos de puzzle atraem usuários de todas as idades com sua jogabilidade simples, mas viciante. Em 2023, o gênero representou 20% da receita global de mobile games, essa popularidade se deve à natureza relaxante e desafiadora dos quebra-cabeças, que proporcionam aos jogadores uma fuga da rotina e a oportunidade de exercitar suas habilidades mentais.

Na lista dos títulos consagrados estão o Candy Crush e o Tetris, um clássico dos consoles que ganhou nova casa. Começando pelo Candy Crush, que é uma das pedras fundamentais dos jogos para celular, afinal, esse game conquistou jogadores de todas as idades e está consolidado como um dos mais populares, com mais de 2,7 bilhões de downloads.

Já o Tetris conseguiu adaptar seu desafio geométrico aos smartphones e reunir antigos aficionados e também conquistar novos admiradores. A dinâmica é a mesma, peças de diferentes formatos vão descendo aleatoriamente e os jogadores devem formar linhas completas para eliminar o espaço ocupado e abrir passo para novos elementos.

A força dos jogos mentais

Os jogos mentais oferecem aos jogadores uma forma divertida de treinar suas habilidades cognitivas. Em 2023, o mercado global desse segmento atingiu US$ 1,2 bilhão, essa grande demanda se deve à crescente importância da saúde mental e do bem-estar.

Nessa categoria estão jogos como Lumosity e blackjack, um clássico dos cassinos que ganhou nova vida no universo digital. O primeiro título é um reconhecido aplicativo de treinamento cerebral que disponibiliza uma variedade de jogos e atividades para exercitar diferentes habilidades cognitivas, como memória, atenção e resolução de problemas.

Já o black jack é um tradicional jogo de cartas que exige dos seus praticantes muita calma e habilidade matemática. A modalidade ganhou a internet com base nas plataformas especializadas, que oferecem a melhor experiência, com o modo de jogo tradicional e outras variantes que aumentam o nível do desafio.

Foto de SCREEN POST / Unsplash

A emoção do Battle Royale

Os jogos Battle Royale, como PUBG Mobile e Free Fire, conquistaram o mundo com sua adrenalina e competitividade. Em 2023, o gênero gerou US$ 28,2 bilhões em receita global, essa febre se explica pela natureza social e imersiva dos games, que permitem que os jogadores se conectem com amigos e participem de batalhas emocionantes em tempo real.

O Free Fire é um exemplo do crescimento do mobile game. O título só pode ser jogado em smartphones e sua relevância é tamanha que existem até campeonatos profissionais da modalidade, nesses eventos equipes de todo o mundo disputam títulos e prêmios em dinheiro.

Já o PUBG é um clássico do gênero e abriu passo com sua versão para PC. Desenhada exclusivamente para smartphones, o PUBG Mobile conseguiu reproduzir toda a dinâmica dos computadores no celular sem perder sua essência, e oferecendo uma experiência de qualidade para os fãs.

A indústria de mobile games está em constante evolução, oferecendo aos jogadores uma variedade cada vez maior de experiências. Os gêneros puzzle, Battle Royale e mentais são apenas alguns exemplos da diversidade e do potencial dessa segmento que mantêm viva a cultura gamer. Com o aumento da penetração da internet e do poder dos smartphones, o futuro dos mobile games se mostra promissor e cheio de oportunidades.


PUBLICIDADE

Veja também