Projeto confecciona e produz coleção de trajes de noivas artesanais e sustentáveis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Projeto confecciona e produz coleção de trajes de noivas artesanais e sustentáveis

A coleção confecciona, com fibras naturais, trajes que unem a elegância com referências de diferentes épocas e estilos

Modelista há 10 anos, a formanda em Design de Moda Elenisse Vacari realiza um projeto que se destaca pelo diferencial nesse meio: com a produção de peças sustentáveis slow fashion e a coleção pret-a-porter para noivas.

A coleção de trajes para noivas surgiu da ideia de configurar os tradicionais trajes para o novo mercado de consumo consciente e sustentável. Além dos vestidos serem desenvolvidos com tecidos que não agridem o meio-ambiente, também são compostas por peças híbridas onde a noiva consegue reaproveitar as peças em três momentos - entre noivado, casamento civil e religioso. Todos os modelos são desenvolvidos dentro do conceito de sustentabilidade viabilizado por um fornecedor de tecidos sustentáveis e por uma empresa que trabalha com cooperativas no plantio das fibras naturais, valorizando os trabalhadores rurais da comunidade de Itamonte (MG).

"Sempre fui apaixonada pelo universo das noivas. O ingresso na faculdade de moda ampliou meu olhar como consumidora, a partir do qual, mudei hábitos e gostos. Sob esse novo olhar, tive a certeza que o mercado de noivas me permitiria construir meu trabalho de conclusão de curso" - conta Elenisse.

Fotos da coleção Memórias, que tem como conceito "A inspiração vem de uma mulher simples do campo e suas habilidades com práticas manuais e artesanais, passadas de geração em geração". Fotografias: Roselia Lopes

As peças dessa coleção diferenciada podem ser conferidas na página do Instagram @elenissevacaricouture.

"Pensei em todos os processos da coleção para que tudo pudesse cooperar na ideia de serem peças eco-friendly . No processo da produção usei a técnica da moulage onde não preciso usar nenhum tipo de material para desenvolvimento das modelagens e busquei usar aviamentos biodegradáveis" - destaca a modelista.

Outra característica da coleção é o resgate das práticas manuais e as referências de modelos anos 80, a década do exagero.

Entre o aperfeiçoamento da ideia e a confecção das peças, no processo a estilista Elenisse Vacari conta a história de vida de Sra. Vanda (in memória), uma mulher apaixonada desde jovem pelo artesanato e pela costura. Nas horas vagas, fez do crochê o seu robbie. A autora destaca em sua coleção a maior herança deixada por sua mãe, a arte de fazer crochê, ensinada aos nove anos.

A identidade da coleção é composta por tecidos sustentáveis e detalhes em crochê.

Matéria: Willian Schütz
Contato por e-mail: redacao.willianschutz@gmail.com
Imagens: divulgação e fotografias de Roselia Lopes.


PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE