Museu Victor Meirelles publica edição da "Revista Eletrônica Ventilando Acervos" sobre Carnaval | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Museu Victor Meirelles publica edição da “Revista Eletrônica Ventilando Acervos” sobre Carnaval

Organizado pela equipe do Museu Victor Meirelles e pelos participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos, o volume especial da Revista Eletrônica Ventilando Acervos, sob o título “Acervos e Memórias dos Carnavais do Brasil”, está disponível para leitura e download no site www.ventilandoacervos.museus.gov.br/edicao-atual.

Para a organização, a equipe do Victor Meirelles contou com a ajuda dos participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos, contou com a parceria do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, por meio de seu Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento.

Ao longo da edição, os 22 artigos e seus 36 autores e autoras versam sobre iniciativas de colecionismo e patrimonialização das práticas carnavalescas ao redor do país. Os trabalhos refletem sobre as expressões da folia em diferentes localidades, dando visibilidade aos diversos tipos de acervos dos carnavais brasileiros e à identidade cultural.

Os artigos e relatos de experiências apresentam iniciativas públicas, particulares, institucionalizadas ou não. Entre os temas abordados estão a importância da identificação dos acervos de tipologia variada dispersos em entidades, bem como a pesquisa com e sobre fontes da história dos carnavais regionais; o relato de protagonistas do meio na preservação de suas memórias materializadas em documentos; a institucionalização de coleções e arquivos em museus; a formação de núcleos comunitários em entidades carnavalescas ligados à formação de referências; a capacidade de mobilização e extroversão de instituições criadas para salvaguardar expressões carnavalescas reconhecidas como patrimônios nacionais.

A Revista

A "Revista Eletrônica Ventilando Acervos", com periodicidade anual, é organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles e conta com o apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles. É dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

A publicação busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.

O Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos Política de Acervos foi iniciado em novembro de 2011 pela equipe do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Culturais de Caráter Museológico. Tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus.


Edição e publicação: Willian Schütz
Com informações da assessoria de imprensa do Museu Victor Meirelles.


PUBLICIDADE

Veja também



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE