O Amor Dentro da Câmera, Achados Não Procurados e Bestia vencem o FAM 2021

A premiação ocorreu no dia 29 de setembro, na cerimônia online e ao vivo que encerrou o FAM 25 anos

Crédito: Assessoria de imprensa FAM/Divulgação

O documentário brasileiro O Amor Dentro da Câmera, de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov é o grande vencedor da Mostra Longas Ficção e Documentário pelo Júri Oficial desta 25º edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021 Reflexão. O catarinense Achados Não Procurados recebeu o prêmio do público. O Melhor Filme da Mostra Curtas é a animação chilena Bestia, de Hugo Covarrubias.

A emocionante cerimônia de encerramento, com mais de 150 participantes on-line, foi transmitida ao vivo nesta quarta-feira (29), a partir do estúdio no Festival montado no campus do Instituto Federal de Santa Catarina, com suporte da equipe de produção audiovisual da instituição, da IFSC TV, Departamento de Comunicação e Núcleo de Produção Digital (NPD). O evnto foi transmitido também plea IFS TV e TV Floripa. O reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, participou de forma on-line da abertura do evento. “O IFSC sempre incentivou a arte, música e cultura, e acreditamos que onde existe isso existe ciência. Temos muito orgulho em poder contribuir com a 25ª edição do FAM e esperamos numa próxima edição estarmos juntos”, afirmou.

A cerimônia teve participação no palco do diretor geral Antonio Celso dos Santos, do diretor de produção Tiago Santos, apresentação da diretora de comunicação Alissa Azambuja e participação virtual de Marilha Naccari, diretora de programação. “É com grande felicidade que estamos aqui nessa noite, mesmo com o desafio de ter um recém-nascido em casa, agradeço em poder participar de mais esta edição do FAM pois acredito na importância desse evento, até para o futuro do meu filho”, declarou ela.

Ao todo, foram exibidos 50 filmes, de 12 países, e 36 atividades, incluindo painéis e palestras do 5º Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB 2021, que teve 190 projetos participantes este ano, entre biblioteca de projetos, pitchings e reuniões, somando mais de 200 horas de negócios.

O Amor Dentro da Câmera, uma produção baiana, narra a história de amor de quase 60 anos entre Conceição e Orlando Senna, duas personalidades cuja vida é entrelaçada com o cinema brasileiro. O Júri Oficial apontou a justificativa para o prêmio: “Pela delicadeza da abordagem, pela importância de ressaltar o amor, a arte e o cinema como componentes de resistência em tempos de intolerância, e pela habilidade de documentar o particular e o social com a mesma qualidade”. “Foi um presente estar junto com vocês, que surpresa, foi um susto “arretado”! Esse prêmio é para pessoas muito especiais em nossas vidas”, agradeceu de forma emocionada a diretora Lara Belov.

No Júri Popular, o prêmio foi para a ficção catarinense Achados não procurados, primeiro longa da diretora Fabi Penna, que estreou no Festival. “Esse prêmio é muito importante para toda a equipe. Queremos um futuro com todos juntos, mesmo com nossas diferenças, mas todos juntos com o nosso cinema. Parabéns FAM, equipe, elenco, só temos a agradecer”.

O curta-metragem Bestia é inspirado em acontecimentos reais da vida de uma agente da polícia secreta durante a ditadura militar no Chile, e aborda com franqueza e coragem a brutalidade desumana da ditadura, considerou o Júri Oficial. No Júri Popular, a escolha do público foi por Quantos mais?, direção de Lucas de Jesus, produção baiana.

Na Mostra WIP, de filmes em pós-produção, o filme vencedor pelo Júri Oficial é Las Fronteras se Movian, direção de Marina Belaustegui Keller. “Estou emocionada, muito feliz. Tudo foi muito lindo e o FAM sempre estará em meu coração”, disse.

O projeto vencedor entre todos os apresentados no ECM+LAB é O Curupira, de Helder Quiroga, que também recebe o prêmio de consultoria do Projeto Paradiso. A Morethan oferecerá consultoria para Hechiza, de Francisca Barraza.

Os mercados parceiros do FAM também premiaram projetos que irão participar de suas próximas edições. Alejandra Marano, do Sanfic Indústria, anunciou prêmios aos projetos de séries Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros, de Leonardo Minozzo e Se for comprar um cavalo, vá a cavalo, de Gabriel Alvim. Os participantes do Salón de Cali, prêmio anunciado por Alina Hleap e Francisco Merino, serão os projetos Alta Venganza, de Diego Rougier, La Solapa, de Pablo Fernandez Crosa e Federico Ricaldon e El mar la mar, de Maria Paz Barragán Ugarteche.

Para o Bolivia Lab o projeto participante será de Chapecó, Efapi Boul, de Daniela Farina. “Ficamos muito felizes com essa premiação, agradecemos, e era muito o que queríamos”, afirmou.

Na Mostra Rally Universitário, o prêmio do Júri Poṕular foi para El Gran Día, direção de Hanna Valentina Gómez.

O vencedor da Mostra Infantojuvenil pelo Júri Oficial é Clara de Huevo, de Sol Infante Zamudio e Andrea Treszczan Azar, e na escolha do público é Pingüino y ballena, de Ezequiel Torres, Pablo Roldán.

Na Videoclipes, o prêmio do Júri Oficial vai para Sinal Fechado - Getúlio Abelha, direção Lucas Sá e do público para Breathe - Francesco Santalucia, direção de Fernando Haddad e Larissa Korolkovaso. “Estou sem palavras. Esse filme foi uma aposta e agora só tenho a agradecer, e comemorar”, declarou Lucas. “Que coisa boa, estou muito, muito feliz. E agradeço muito ao Fernando Haddad”, falou Larissa.

O Melhor Filme da Mostra Curtas Catarinense segundo o Júri Oficial é A Árvore de Alfajor, de Marcela Soares. “Que emoção, gente, estou muito feliz em estar aqui.” O público escolheu Espelho Espelho Meu, direção de Laura Bassani:. “Não estou nem acreditando, estou muito feliz. Agradeço a minha professora, Marília Maccari, e a nossa equipe, que mesmo com a pandemia, juntos conseguimos realizar esse filme”.

Prêmios

Os filmes receberão o Troféu Panvision, concedido pela Associação Cultural Panvision aos ganhadores das categorias Júri Oficial e Popular ao Melhor Filme das mostras Curtas, Curtas Catarinense, Infantojuvenil, Videoclipes e Longas - Ficção e Documentário. A Mostra Rally Universitário será premiada pelo Júri Popular e a WIP – Work in Progress, pelo Júri Oficial.

Os prêmios desta edição somam mais de R$ 100 mil e são oferecidos pelos parceiros do festival CiaRio/Naymovie, CineSupport, Mistika, Link Digital.Estúdio JLS, DOT, IndieCam, Projeto Paradiso, MoreThan, Bucareste, Navega, PluralTec/Plural Filmes, na forma de diárias de locação de equipamentos, serviços de finalização e atividades de formação profissional, além do prêmio RECAM.

Prêmio RECAM

O FAM tem a honra de entregar o Prêmio concedido pela Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul - RECAM, que consiste em fornecer serviços para que os filmes sejam acessíveis a cegos ou com baixa visão, surdos ou com deficiência auditiva e inclui audiodescrição, janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas em português e espanhol para pessoas surdas e ensurdecidas, além da exibição nas salas digitais RECAM.
O filme escolhido foi El Intronauta, de Jose Arboleda, da Mostra Curtas.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.


Edição e publicação: Willian Schütz.
Fonte: Assessoria de Imprensa FAM.



PUBLICIDADE

Veja também