‘Coroa’: poeta de Palhoça estreia videopoema na projeto Terça com Poesia

A inciativa visa conectar poetas e leitores de todas as partes de Santa Catarina



Nesta terça-feira (7), o poeta e compositor Anderson Luís Jukowski, participou do projeto Terça com Poesia, realizado pela produtora Criativa Catarina e desenvolvido pela jornalista e poetisa Francine Canto. A iniciativa visa conectar poetas catarinenses e leitores de todas as regiões através de vídeos divulgados semanalmente. Popularmente conhecido como Coroa, Anderson é morador do bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça. A publicação marca o início de um novo período para o escritor.

Para o terceiro episódio da série, Coroa enviou o vídeo da poesia “O mar”, que fala a respeito da paixão pelas praias e pelo oceano. A produção tem música instrumental e gravação de áudio com assinaturas de Yago Jukowski — que é filho do poeta e conhecido como “Yaju”, integrante da banda palhocense Yaju e os Hipertensos. O videopoema está disponível no link: www.instagram.com/p/C6rXY-3R1Ss.

Anderson Luís Jukowski tem 51 anos e nem sempre foi artista. Ele tem raízes gaúchas, mas vive há décadas em Palhoça. É um pai de família, mecânico náutico e tem uma longa história no futebol amador palhocense. No entanto, com os tormentos e lembranças começaram a se acumular com o passar dos anos.

Foi em uma tarde comum que todo esse turbilhão de pensamentos veio à tona de uma só vez. Assim, por impulso, ele escreveu a primeira poesia: em um bloco de notas, na espera por uma consulta. O nome do poema: “Pano de Fundo”. Era novembro de 2021 e tudo mudou para Anderson a partir disso.

Aos 48 anos, ele incorporou um novo jeito de ver a vida. Adotando o nome artístico de Coroa, ele não parou mais de escrever. Logo os poemas começaram a ganhar vida. Alguns deles viraram músicas. Outros transformaram-se em vídeos. E os materiais começaram a ser publicados em meados de 2022, no perfil @coroarap no Instagram.

É desta forma que Anderson tem lidado com as questões da vida: desabafando em forma de versos. E temas como vícios, amores, momentos de solidão e a paixão pela natureza são combustíveis que mantêm o Coroa cada vez mais prolífico.

Em 2023, a produção se intensificou. No mês de outubro, o artista lançou o rap “Falange de Ilusão”, o primeiro de uma série de singles que estão sendo produzidos. Logo depois, ele passou a publicar séries de vídeos autorais. As produções também incluem uma live session gravada no estúdio Octopus Sound Box, localizado no Centro de Palhoça. No mesmo ano, ele participou de parcerias com o coletivo palhocense A Bolha.

Em 2024, Coroa segue trabalhando em novos materiais, como uma parceria com o escritor Anderson Ribeiro e o Projeto Semeadura — iniciativa que visa estimular produções socioculturais de norte a sul do Brasil.

Além disso, em março deste ano, surgiu a sequência de produções audiovisuais chamada “Contos e Sangue”. A série de produções deu um novo fôlego para a obra de Anderson. As iniciativas recentes do Coroa acontecem em parceria com o jornalista e escritor Willian Schütz.

Sobre a Criativa Catarina

Idealizada por Francine Canto, a Criativa Catarina é uma produtora que integra os serviços de assessoria de comunicação, criação de websites, gestão de redes sociais, oficinas de comunicação e criatividade e a direção do portal Conecta SC.

Terça com Poesia

Segundo a organização, o “Terça com Poesia” é uma iniciativa dedicada a celebrar e valorizar a poesia catarinense. O objetivo de criar uma plataforma inclusiva onde poetas nativos de Santa Catarina e residentes há pelo menos 30 dias possam compartilhar sua arte e se conectar com uma audiência qualificada. Mais informações sobre como participar podem ser obtidas no site: www.conectasc.com.br/tercacompoesia.


PUBLICIDADE

Veja também