Currículo para conseguir emprego no turismo | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Currículo para conseguir emprego no turismo

Se você está procurando trabalho no setor do turismo, então é essencial que crie um currículo adequado para ter mais chances de conseguir uma entrevista. Nesse artigo vamos dar-lhe dicas que o ajudarão a criar um curriculum vitae direcionado para essa área.

Setor do turismo: um mundo de oportunidades

O turismo oferece muitas oportunidades de trabalho, tanto para pessoas com experiência como para as que estão começando sua carreira profissional, com empregos em hotéis, restaurantes, eventos, barcos, etc. É uma área bastante interessante para pessoas que gostam de contato com o público e que permite crescer não só como profissional, mas também como pessoa.

Currículo para turismo: primeiros passos

Ao criar um currículo, a primeira decisão a tomar é a escolha do modelo de currículo. A maneira mais fácil de escolher um modelo profissional e agradável é usar um gerador de currículos online. Esse tipo de ferramenta oferece muitos modelos para escolher e várias opções para personalizar o seu documento. Se não quiser usar um gerador de currículos, também pode baixar um modelo em Word da internet ou criar seu documento do zero.

O conteúdo de um currículo para turismo é idêntico ao conteúdo de qualquer currículo, embora seja possível fazer pequenas adaptações que lhe darão mais chances de conseguir uma entrevista. É muito importante que você refira a experiência laboral e quaisquer cursos que tenha nessa área, visto que isso dará mais garantias ao empregador de que você será uma boa escolha.

Outro aspecto relevante é incluir referências de empregadores anteriores, que atestem que você é um profissional competente e capaz de superar os desafios do trabalho no turismo.

Habilidades fundamentais

Geralmente, a seção de habilidades é a mais importante das seções não obrigatórias em um currículo e tem uma relevância ainda maior em um currículo para turismo. As habilidades de relacionamento interpessoal e de comunicação são das mais importantes, pois no turismo é necessário lidar com muitas pessoas. Assim, se você é capaz de entender, comunicar e de se relacionar com outras pessoas de uma maneira harmoniosa, isso será uma grande mais-valia para seu currículo.

A flexibilidade também é uma habilidade bastante apreciada no turismo porque se trata de uma área em que acontecem bastantes imprevistos, e, muitas vezes, é necessário que saia da sua função para ajudar seus colegas a fazer outra coisa. A capacidade de trabalhar em equipe é outra das habilidades mais procuradas.

Seção de idiomas

A seção de idiomas não é obrigatória, mas dificilmente você conseguirá um trabalho na área do turismo se não a incluir. Dominar idiomas é das coisas mais importantes para qualquer profissional do turismo, já que terá que lidar com clientes estrangeiros. Atualmente, o idioma mais importante é, sem dúvida, o inglês, mas outros idiomas como o espanhol ou até o francês também podem ser um ativo valioso para seu currículo.

A melhor maneira de criar uma seção de idiomas envolve apresentar seu domínio de cada idioma em três aspectos: compreensão, produção oral e escrita. Muitas pessoas entendem bem um idioma, mas têm dificuldade em falar e não conseguem escrever. Ao apresentar esses três aspectos, você poderá demonstrar com mais clareza qual o nível com que domina cada idioma.


PUBLICIDADE

Veja também



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE