Florianópolis abre espaço para o digital com investimento de R$ 900 mil destinados ao turismo

Fonte: Unsplash

A região de Florianópolis sempre foi o destino turístico de muitos brasileiros e também de alguns estrangeiros. Entretanto, com as restrições impostas em 2020 e 2021, a capital viu o setor sendo afetado negativamente com a ausência de turistas. Algo que o Governo do Estado quer mudar em 2022, e para isso foram destinados mais de R$ 900 mil no lançamento do programa Inovatur II. O projeto pretende aumentar a digitalização do setor, com foco na divulgação da cidade na internet, com vídeos online, podcasts e outras ferramentas digitais.

Essa segunda edição do programa Inovatur foi anunciada em novembro do ano passado, e tem como foco 16 projetos diferentes. O investimento de R$ 912 mil foi o resultado de uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Essa união só aconteceu pelo pensamento de usar o digital para fomentar o turismo em Florianópolis. Uma ideia inovadora, mas que está ficando cada vez mais comum no Brasil.

Além de divulgar a cidade em redes sociais, alguns dos projetos também focam em serviços digitais para pontos turísticos de toda a região, inclusive museus tradicionais e espaços públicos históricos. Assim, o turista pode conhecer um pouco mais de Floripa antes mesmo de viajar, e descobrir que a capital de Santa Catarina não tem apenas belas praias e paisagens naturais, mas também muitos locais para se visitar. O Mercado Municipal, por exemplo, costuma ser um dos lugares mais populares da cidade durante o verão.

Uma forma de conseguir toda essa digitalização é com iniciativas voltadas para a internet. Por isso, durante a apresentação, o principal foco foi em maneiras de compartilhar conteúdos da cidade na web. O caminho mais fácil é com os vídeos online, dando um foco maior nas redes sociais. Atualmente, a presença do setor de turismo de Florianópolis nas mídias digitais é pequena, e alguns dos projetos da segunda edição do Inovatur visam justamente aumentar isso. A criação de um podcast, por exemplo, é algo que pode acontecer durante o ano de 2022.

Vídeos online em foco

A prioridade para os próximos meses será a divulgação da cidade, já pensando em 2023, com os vídeos online. Atualmente, apenas no Brasil, esse formato tem sido consumido por quase 90% das pessoas conectadas à internet. Ou seja, o alcance desse conteúdo é alto e ele pode ser usado de diversas maneiras com foco no turismo. Uma ideia é fazer vídeo com fotos de Florianópolis e divulgar nas redes sociais mais populares, como o Instagram e o Facebook. Assim, as imagens que antes eram conteúdos estáticos ficam mais interativas e dinâmicas.

Entre os 16 projetos que citamos, um que chama a atenção é o que faz o uso de tecnologias inovadoras para coleta de dados da cidade. Isso é importante não apenas para descobrir qual o melhor conteúdo que consegue chamar a atenção, mas também para entender o perfil do turista de Florianópolis. Afinal, desde 2018 a cidade é uma das mais procuradas por estrangeiros durante o período de férias.

O turismo em Floripa é um assunto importante, e um novo investimento é sempre uma boa notícia para a população. Existem diversas formas de fazer o setor crescer, e alguns projetos do Inovatur vão fazer a diferença nos próximos anos. A parte mais importante é trazer esse mundo digital para o turismo, pois só assim será possível acompanhar as tendências de outras regiões brasileiras, e também de países estrangeiros.


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