Conheças os principais filmes e séries baseados nos jogos de videogames | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conheças os principais filmes e séries baseados nos jogos de videogames

Não é novidade que o cinema e as séries estão sempre em busca de uma boa história para levar às telas. A fonte mais tradicional são os livros, afinal, são eles os guardiões das histórias da humanidade. No entanto, a indústria cinematográfica está descobrindo histórias que já fazem sucesso nas telas, mas por meio dos jogos de videogame.

A ideia de uma clássica jornada do herói com um personagem principal forte que enfrenta desafios, monstros e vilões é extremamente atraente para filmes e séries. É importante lembrar que nenhum protagonista caminha sozinho e quase todos eles estão acompanhados por um fiel escudeiro. 

Em algumas histórias, os personagens coadjuvantes são os heróis anônimos que roubam a cena e conquistam o coração dos jogadores. Bons exemplos disso são Revolver Ocelot, do “Metal Gear Solid”, Barry Burton, da franquia “Resident Evil”, Tifa Lockhart, do histórico RPG Final Fantasy VII, e, talvez a mais popular de todas, que se tornou a personagem principal na continuação do jogo, Ellie, do aclamado “The Last of Us”.

A parceria entre os jogos e o cinema não vem de agora. As primeiras experiências começaram nos anos 90 e o caminho é cheio de altos e baixos. O desafio é encontrar o equilíbrio entre a dinâmica do jogo, em que quem tem o controle comanda a ação, e na velocidade do cinema, quando o diretor dita o ritmo da história.

Cinema e videogames

A primeira aventura que chegou aos cinemas foi a de Mario e seu irmão Luigi em Super Mario Bros. (1993). A obra não teve nem de perto o mesmo sucesso do jogo da Nintendo. Além da fama de ser “o primeiro filme baseado em um jogo de videogame”, leva a marca de ser a pior adaptação dos games para o cinema. Acostumado a salvar a princesa no fim da história, dessa vez o Mario entrou pelo cano.

O primeiro acerto chegou com o filme Mortal Kombat (1995). A famosa franquia de jogos de luta venceu o primeiro assalto com um filme fiel à história do jogo: um torneio de luta mortal em outra dimensão. O êxito do primeiro filme abriu caminho para a continuação Mortal Kombat: Aniquilação (1997), que não seguiu a fórmula de sucesso de seu predecessor e foi à lona. No entanto, a luta segue, e Mortal Kombat ganhou um reboot lançado em 2021.

O jogo com mais adaptações para o cinema é Resident Evil. Ao todo, seis filmes levam o nome da famosa franquia da Capcom. A saga foi dirigida por Paul W. S. Anderson, o mesmo diretor de Mortal Kombat (1995). A história de Alice Abernathy, interpretada por Milla Jovovich, é e tem sido a pedra fundamental de um mundo pós-apocalíptico tomado por zumbis.

Um thriller dos games que alcançou sucesso nas telonas foi Silent Hill. A adaptação de 2006 conseguiu trazer a atmosfera de terror psicológico do jogo para o cinema. A história não segue completamente o roteiro do jogo, porém soube aproveitar as principais passagens do game sem se perder na trama. O filme ganhou uma sequência, Silent Hill: Revelação (2012), mas o sucesso do primeiro não se repetiu.

Dois outros filmes que são oriundos dos videogames e caíram no gosto do público e da crítica foram Pokémon: Detetive Pikachu (2019)Sonic: O Filme (2020).

As aventuras em live-action de um Pikachu falante poderia parecer uma má ideia ao princípio, porém o enredo é leve e o filme entrega uma aventura divertida.

A história com Sonic, carro-chefe da Sega, foi parecida. O primeiro trailer do filme foi duramente criticado e tudo indicava um fracasso rotundo, contudo o diretor Jeff Fowler ouviu as críticas a tempo de mudar a rota e apresentar um filme tão satisfatório que já tem sua sequência em produção.

Séries e videogames

Os jogos de videogame também estão presentes no mundo das séries, especialmente com o aumento da produção audiovisual gerada com a popularização das plataformas de streaming. A gigante Netflix aposta forte nas séries criadas a partir de jogos de videogame. Duas aventuras que conseguiram destaque na plataforma foram The Witcher (2019) e Arcane (2021).

Quando o assunto é The Witcher, podemos dizer que a série tem duas fontes: os livros de Andrzej Sapkowski e a série de jogos desenvolvida pela CD Projekt RED. Os jogos são baseados nos livros e o sucesso chegou por meio do videogame. No streaming a série é um sucesso total, de tal forma que com duas temporadas lançadas, Lauren Hissrich, responsável pela produção do show, já confirmou a terceira temporada e prometeu: “Será grandiosa”.

A série de desenho animadoArcane (2021) conta a história de duas irmãs que combatem em uma guerra, e o problema é: elas estão em lados opostos. A trama é baseada no popular jogo de computador League of Legends, mais conhecido por sua abreviação LoL. Um detalhe que pode revelar o motivo do sucesso da série, que ocupou o 1º lugar em diversos países, são os co-produtores Alex Lee e Christian Linke, que fazem jornada dupla, pois também trabalham no jogo. A segunda temporada foi confirmada e deve chegar em 2023.

Quando o assunto são as séries de animes inspiradas em videogames pode sentar que a lista é longa. Em primeiro lugar está Pokémon, o jogo desenvolvido pela Game Freak para os dispositivos portáteis da Nintendo, conquistou o mundo e se tornou um dos animes mais famosos de todos os tempos. Atualmente, Castlevania (2017)Bayonetta: Bloody Fate (2013)Fate/Stay Night (2006)DOTA: Dragon’s Blood (2021) são exemplos de sucesso na transição de jogo de videogame a série.

As boas histórias já não encontram fronteiras e transitam livremente entre os mundos do cinema e do videogame. O desafio continua sendo o mesmo: trazer uma aventura que fale diretamente com quem conhece o jogo e aqueles que estão conhecendo. Logo, porque não continuar seguindo essa fórmula e trazer mais videogames para as telonas?


PUBLICIDADE

Veja também



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE