Teoria dos jogos e Criptomoedas: qual a relação?

Imagem: Freepik.com

Já ouviu falar na teoria dos jogos e criptomoedas? Se a resposta for negativa, então você precisa conhecer a relação entre os dois campos e como isso pode impactar a sua vida. Confira!

A teoria dos jogos é uma das ferramentas mais importantes para análise de situações estratégicas voltadas a melhorar o processo de decisão nos diferentes campos. Temos como exemplo, as criptomoedas.

Sendo assim, é através dela que se torna possível analisar estratégias específicas, consideradas base para o processo de tomada de decisão. Todavia, muitas pessoas não sabem a relação entre a teoria dos jogos e criptomoedas.

Dessa forma, criamos este texto para falar um pouco mais sobre esta relação, os seus conceitos e teorias que podem ser aplicadas na compreensão e funcionamento das moedas digitais. Portanto, para conhecê-la, continue a leitura do texto abaixo e saiba mais.

O que é a Teoria dos Jogos? 

A definição Teoria dos Jogos é um tanto quanto sugestiva. Embora possa sugerir outra coisa, a teoria dos jogos é conceituada como sendo um ramo da matemática aplicada responsável por estudar o comportamento estratégico de pessoas que estão em situação de tomada de decisão.

Sendo assim, a teoria dos jogos analisa a forma como os jogadores interagem, considerando principalmente as suas preferências, os seus objetivos e supostas ações que estão disponíveis durante a partida.

Com isso, esse ramo da matemática verifica a predileção dos jogadores, sua capacidade de raciocínio lógico e um possível resultado que seus movimentos futuros terão.

Entre os principais conceitos utilizados na teoria dos jogos, temos o equilíbrio de Nash, jogos de soma zero e estratégias dominantes.

Como a teoria dos jogos pode ser aplicada em áreas diversas 

A teoria dos jogos tem sido aplicada em diversas áreas, como economia, política, biologia e psicologia. Pois, como dito no tópico anterior, essa análise específica proporcionada pela teoria possibilita o estudo comportamental em seus diferentes aspectos.

Assim sendo, ela permite analisar as interações entre os agentes envolvidos em uma situação, considerando suas estratégias e as possíveis consequências dessas estratégias. Isso auxilia na compreensão de como as pessoas e as instituições tomam decisões em diferentes contextos.

Portanto, podemos dizer que a teoria dos jogos também está intimamente ligada à psicologia por trás do pensamento humano. Tudo isso através de conceitos lógicos matemáticos que permeiam as relações e do processo de tomada de decisão.

Relação entre a Teoria dos Jogos e as criptomoedas 

Em geral, o mercado de criptomoedas é considerado por muitos como sendo um jogo estratégico. Nele, os participantes, sejam eles traders ou investidores, precisam tomar as suas decisões com base nas suas convicções e nas ações dos demais componentes.

Dessa forma, os investidores mais experientes costumam analisar as estratégias e o comportamento dos seus “adversários” para entender quais são os seus próximos passos. 

Vale destacar que este comportamento será o responsável por ditar as regras do jogo, ou seja, as ações dos participantes definirá a volatilidade e o preço das criptomoedas.

Portanto, de forma simples, podemos dizer que aqueles que compreendem os conceitos e estratégias da teoria dos jogos podem dominar o mercado de criptomoedas através de uma análise dos demais participantes deste mercado.

Uso da teoria dos jogos nos investimentos em criptomoedas

A teoria dos jogos pode ser aplicada para desenvolver estratégias de investimento em criptomoedas. 

Os investidores podem utilizar conceitos como equilíbrio de Nash e estratégias dominantes para tomar decisões informadas sobre compra, venda e negociação de criptomoedas. 

Por exemplo, um investidor pode considerar as ações dos demais participantes do mercado, a volatilidade e as tendências históricas para decidir o melhor momento de comprar ou vender uma criptomoeda.

Manipulação de mercado e comportamento irracional 

Retomando o que foi dito nos tópicos anteriores, aqueles que dominam os conhecimentos acerca da teoria dos jogos podem facilmente influenciar e ao mesmo tempo “comandar” os investimentos em criptomoedas.

Isso porque esses indivíduos são capazes de compreender os fenômenos por trás do mercado de criptomoedas através do entendimento do comportamento irracional das pessoas que estão inseridas nele.

Em outras palavras, quando você identifica uma predileção dos investidores em certos tipos de investimento, isso irá facilitar o processo de tomada de decisão. Assim, evitar sofrer com a volatilidade das moedas, ou seja, você não perder dinheiro quando comprar Bitcoin ou outra criptomoeda perder valor.

Analisar estratégias, atitudes e ações dos investidores possibilita identificar motivações e incentivos, assim como avaliar qual será o impacto disso no mercado de criptomoedas.

Conclusão

Diante de tudo que foi visto ao longo do presente texto, é possível perceber que a teoria dos jogos é capaz de desempenhar um importante papel na compreensão geral de como funciona o mercado de criptomoedas no país, assim como as melhores estratégias de investimento a serem adotadas para obter lucro.

A referida teoria disponibiliza ferramentas de análise para compreender a interação entre todos os participantes, modelar os seus comportamentos e facilitar o processo de tomada de decisão acertada com base nesses dados.

Sendo assim, quando os investidores utilizam os conceitos presentes na teoria dos jogos, eles podem melhorar a sua compreensão do mercado de criptomoedas e criar estratégias de investimento eficazes.

Porém, não podemos finalizar esse texto sem alertar os investidores que o mercado de criptomoedas é extremamente arriscado devido à alta volatilidade desses ativos. Além disso, a teoria dos jogos não garante que você terá sucesso nos seus investimentos.

Logo, investir em algo tão volátil é como jogar uma bola de futebol em uma cristaleira, uma hora ou outra tudo pode se quebrar.

Portanto, sempre busque conhecimento nas diversas fontes disponíveis. Consulte especialistas na área e pense bem antes de tomar qualquer decisão que envolva aplicar o seu dinheiro.


PUBLICIDADE

Veja também