Estratégias para organizar suas compras de mercado e reduzir o desperdício

Veja como economizar nas compras e reduzir o desperdício com estratégias simples.

Ao evitar o desperdício de alimentos e planejar as compras de supermercado, você está colocando em prática ações intimamente ligadas. Afinal de contas, comprar alimentos de mais ou fazer a compra da maneira errada pode fazê-lo aumentar os gastos com comida.

Foto de Pixabay

Organizar-se para ir ao mercado e fazer boas compras costuma ser uma tarefa desafiadora. Porém, é possível fazer compras inteligentes que vão abastecer a sua geladeira sem sobrecarregar o seu bolso. Além disso, você vai evitar itens desnecessários

Faça uma lista de compras

Pode parecer uma dica simples, mas fazer uma lista para ir ao supermercado pode ser um grande diferencial na hora de economizar. Você pode criar a lista em um bloco de notas do celular ou em um papel.

Lá, você vai adicionar todos os itens que precisam de reposição em casa. Dessa forma, ao levar a lista de compras ao supermercado, não corre o risco de esquecer aquele item importante, que vai fazer falta na sua rotina.

Além de economizar, por incluir apenas o que não tem mais na despensa, você ainda evita que esses itens passem do prazo de validade. Fazer compras com uma lista também impede que algo seja adquirido por impulso.

Monte um cardápio semanal

A melhor forma de economizar, de planejar as refeições e de comer bem é montando o seu cardápio semanal para todas as refeições do dia. Isso vai reduzir gastos e desperdícios, além de induzi-lo a manter uma alimentação saudável.

Pegue uma folha de papel e faça as marcações de cada refeição por dia, colocando o que será servido nela. Dessa forma, você vai saber o que precisa comprar no mercado, a quantidade e o que pode ser reaproveitado.

Priorize os alimentos frescos

Quando for comprar frutas, verduras e legumes, priorize os que estiverem mais frescos. Assim, os alimentos não virão com nenhum estrago da embalagem ou do tempo em que estejam armazenados. E eles ainda podem ser guardados por um período maior antes de estragar, de modo que você não precisa prepará-los no mesmo dia.

Dê uma chance para as marcas econômicas

Está lembrado daquele extrato de tomate que você nunca provou e que possui um valor inferior ao que você está habituado a utilizar? Na próxima compra, dê uma chance a ele. Procure testar as marcas que não são famosas, você pode se surpreender tanto no preço quanto na qualidade.

Evite comprar por impulso

Você já ouviu alguém falando para não ir ao supermercado com fome? Isso evita comprar por impulso. Fazer compras por impulso pode estourar o seu orçamento, levando a gastos desnecessários e ao desperdício. Por isso, não se esqueça de fazer a lista de compras, ela vai ser o seu guia na hora de adquirir os produtos de que precisa.

Armazene os alimentos da forma correta

Esse passo é fundamental para garantir que os alimentos durem o tempo certo e para que você reduza os gastos. Procure seguir as recomendações dos fabricantes para alimentos industrializados.

Alimentos não perecíveis precisam ser devidamente armazenados em um local que seja tanto seco quanto, também, arejado. Por isso, nada de deixá-los em um local que pegue sol! Ainda, outros devem ser armazenados fora até da luz, do contrário podem estragar.

Por sua vez, os alimentos frescos necessitam, antes de qualquer coisa, ser corretamente higienizados. Depois, você pode armazená-los em potes fechados ou em saquinhos plásticos, de acordo com o uso. Separe os alimentos por categoria para guardar na geladeira, assim fica mais fácil localizá-los.

Reutilize as sobras

Sabe aquele arroz que sobrou da janta do dia anterior? Esqueça isso de jogá-lo fora. O arroz que sobrou pode se converter num saboroso bolinho, acompanhando bem caldo verde, sopa de feijão ou canja em dias frios.

As sobras de carne, por sua vez, rendem croquetes ou até mesmo recheios para tortas, farofas e pastéis. As sobras de legumes servem para fazer sopas e bolinhos, enquanto as de frango viram salpicão, salada, recheio de panqueca e patê.


PUBLICIDADE

Veja também