Curiosidades sobre a entrega de comidas no Brasil

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Podemos dizer que atualmente vivemos a era dos aplicativos e se torna cada vez mais fácil e rápido pedir e receber produtos nas nossas casas. Quando chega a sexta-feira, não tem nada melhor do que pedir Mc Donald's, pizza ou algum outro prato saboroso para começar o final de semana, não é mesmo? Neste post, vamos trazer algumas curiosidades sobre a entrega de comidas no Brasil – também conhecida como delivery ou tele-entrega.

Popularidade

O serviço de entrega em domicílio é uma prática antiga e existe há muito tempo, mas só se consolidou como uma prática diária recentemente. Hoje, é um dos serviços mais populares do mundo. Os principais motivos relatados pelos usuários são o prazer de receber uma refeição gostosa no conforto de casa, a conveniência e a praticidade.

Tecnologia

O delivery está cada vez mais acessível devido aos avanços tecnológicos. A maior parte dos pedidos acontece pela internet, por meio de aplicativos especializados, aplicativos de mensagens ou pelo site dos restaurantes. O serviço teve um aumento expressivo nos últimos anos, com a pandemia de covid-19 e as medidas sanitárias de distanciamento social, demandando mais cuidado com a experiência do usuário nos sites e aplicativos.

Números

O Brasil ocupa a sétima posição entre os países que mais pedem comida e teve um crescimento de 44% nas pesquisas sobre delivery de comida nos quatro primeiros meses da pandemia. Em 2020, o país concentrou quase metade de todos os pedidos de delivery na América Latina. No geral, estima-se que 15% da população brasileira recebe comida em casa uma ou mais vezes por semana, 26% recebe menos de uma vez por mês e 40% recebe entre uma e três vezes por mês – é quase metade da população.

Perfil dos usuários

Mais de 80% dos pedidos de entrega de comida no Brasil acontecem em áreas urbanas, feitos por pessoas de até 50 anos. Esses usuários também costumam pedir itens de farmácia e produtos de mercado. Metade do público usa o serviço de forma esporádica, e a outra metade com frequência. Para escolher uma plataforma de delivery específica, os consumidores se baseiam nos seguintes critérios: saber que o produto chegará conforme o anúncio; receber cupons de desconto; perceber que o restaurante tem os melhores preços; ter uma boa usabilidade no aplicativo ou site do restaurante.

Tendências

O fast food ainda é o queridinho dos consumidores e lidera o número de pedidos, mas a alimentação saudável tem ganhado espaço nos serviços de entrega de refeições. Nota-se um crescimento nas cozinhas-fantasma (dark kitchen) – restaurantes que não dispõem de um espaço físico e atendem apenas com entregas – e no modelo de entrega take away, em que o restaurante prepara a comida para que o consumidor a busque e a leve para consumir em outro lugar.

Outras curiosidades

  • No Brasil, existem mais de 250 aplicativos de delivery de comida.
  • A venda de refrigerantes aumenta no período da noite e se concentra nos pedidos feitos para as grandes redes de restaurantes.
  • Os doces e sobremesas respondem por menos de 10% dos pedidos.
  • O hambúrguer lidera o ranking dos pedidos de lanches rápidos e foi a comida mais vendida do ano de 2020.


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