“O Paraíso Deve Ser Aqui”, premiada comédia dramática de cunho autobiográfico dirigida por Elia Suleiman, estreia nos cinemas brasileiros | Guia Floripa
PUBLICIDADE

“O Paraíso Deve Ser Aqui”, premiada comédia dramática de cunho autobiográfico dirigida por Elia Suleiman, estreia nos cinemas brasileiros

Com distribuição da Imovision, o filme é exibido em Florianópolis no Paradigma Cine Arte*

Chega aos cinemas brasileiros a comédia dramática “O Paraíso Deve Ser Aqui” (It Must Be Heaven), do renomado diretor palestino, Elia Suleiman. A trama acompanha o deslocamento do personagem ressoa além da Palestina e retrata um desespero sentido em todo o mundo, com uma boa dose de humor. Em Florianópolis, o filme está em cartaz no Paradigma Cine Arte.

Vencedor da Menção Especial no Festival de Cannes 2019, na França, o longa também é celebrado por ser o representante da Palestina na pré-lista do Oscar 2020 de Melhor Filme Internacional.

O filme acompanha a trajetória de Elia Suleiman - que é o diretor interpretando a si próprio - ao deixar a Palestina em busca de um novo lar. A expectativa para uma nova vida transforma-se em uma comédia de erros e em situações inusitadas com a polícia, a modernidade e o preconceito. Por mais longe que ele vá, de Paris a Nova York, algo sempre o lembra de sua terra natal.

A repercussão do longa imprensa internacional e nacional é positiva. Exemplo disso é o artigo publicado no jornal The Hollywood Reporter, que descreve: “Elia Suleiman usa sua própria face corpo para expressar a alma palestina em seus filmes. O dom de Suleiman é sua capacidade de transmitir esse desconforto de uma forma leve, tornando cada cena um encontro divertido entre o homem comum e as loucuras ao seu”. O jornal também aponta que a produção trata-se de “uma carta de amor à Palestina escrita pelo Chaplin dos dias atuais.”

Com forte cunho autobiográfico, a mais recente obra do premiado diretor Elia Suleiman, que também assina o roteiro, representa uma saga cômica que explora a identidade e a nacionalidade, levantando o questionamento fundamental: “onde é o lugar que podemos chamar de lar?”.

O Paraíso Deve Ser Aqui” mostra situações cotidianas comuns de pessoas em todo o mundo vivendo em um clima de tensão global geopolítica. E a violência em erupção em um lugar é semelhante à violência em erupção em outro. Imagens e sons contendo essa violência ou essa tensão estão sendo sentidos em todos os centros mundiais e não, como no passado, apenas em algum lugar nos cantos mais distantes do mundo. Existem pontos de verificação em cada país nos aeroportos e nos shopping centers” - relata Elia Suleiman.

Suleiman tem investido em um humor que provém da construção da imagem e de gags visuais, sem apoio de diálogos e explicações. A proposta é fazer esquetes livres, que gradativamente formam um panorama político.


*O filme integra, inicialmente, a programação de 23 a 29 de janeiro do Paradigma Cine Arte. Para a programação completa dos cinemas de Florianópolis e região clique aqui.

Mais informações sobre o filme, diretor e distribuidoras podem ser consultadas neste link.


Matéria: Willian Schütz.
Contato: redacao.wilianschutz@gmail.com
Imagens: Divulgação. Distribuição: Imovision.


PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE