PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Faça calor ou faça frio, Floripa é o destino certo para suas férias  

Beira-Mar-Florianopolis-Rodrigo_Soldon

Foto: "Avenida Beira Mar (Florianópolis)", por Rodrigo_Soldon (CC BY 2.0)

Sempre que alguém fala da ilha da magia, a reação é uníssona: paraíso! Quem conhece Floripa se apaixona instantaneamente. Seja por suas praias de tirar o fôlego, pela alegria dos manezinhos da ilha, pelo charme da ponte Hercílio Luz ou mesmo pela visão estonteante da Lagoa da Conceição, a cidade é incrível e não faltam motivos para amar esse pedacinho de céu na terra.

A conhecida capital do Estado de Santa Catarina tem fama internacional. Embora seja um destino popular em temporadas mais quentes, não há uma época do ano em que não esteja com visitantes perambulando pelas charmosas ruas que compõem a paisagem. O Ministério do Turismo indicou que Floripa se consagrou, em 2018, como o segundo destino mais procurado para lazer por turistas, seja nacionais ou estrangeiros. Perdendo apenas para o Rio de Janeiro, Florianópolis atingiu o patamar de 17,1% de procura como destino de férias. Além disso, a capital catarinense foi destaque no 17º Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2018/2019, a maior premiação do nicho no Brasil, nas categorias de melhor cidade e melhor destino litorâneo.

Para quem vai curtir uma praia, opção é o que não falta: são cerca de cem praias espalhadas pela ilha. As mais badaladas e com melhor infraestrutura são as conhecidas Jurerê Internacional, Canasvieiras, Ingleses e Praia Brava, esta última onde o tenista Gustavo Kuerten costumava surfar. Falando em surf, a ilha também é famosa dentre os atletas e entusiastas das ondas. No leste da ilha é possível encontrar ondas incríveis na praia da Joaquina, Campeche, Mole, Barra da Lagoa e Moçambique. Já quem busca mais sossego e uma paisagem mais virgem, Naufragados, Solidão e Lagoinha do Leste têm difícil acesso, mas são praias maravilhosas.

Para quem busca o friozinho típico do sul do Brasil, Floripa pode surpreender. Mesmo com a queda considerável de turistas, a cidade atrai alguns visitantes que procuram economizar, pois os preços caem na baixa temporada, o que pode ser uma grande vantagem a quem busca desfrutar de uma gastronomia local mais em conta. O Mercado Público, típico mercadão da cidade, é excelente para encontrar boas opções. No inverno, a cidade pode atingir até cinco graus e, com o vento sul, provindo das regiões de neve, pode demandar algumas camadas extras de roupa.

Lagoa-da-Conceicao-deltafru

Foto: "Lagoa da Conceição", por deltafrut (CC BY 2.0)

Para muitos, planejar uma viagem é uma das partes mais divertidas das férias. É importante pesquisar bastante a respeito de preços e temporadas e pedir recomendações de quem já esteve no destino para evitar as surpresas desagradáveis e abrir os braços para as boas surpresas. Aliás, planejar viagens é um nicho de escrita bastante promissor. O sucesso do assunto é tamanho que já foram criados até mesmo jogos de cassino online, como o Vacation Station Deluxe, com o tema de planejamento de viagens. Sites especializados, como o Passageiro de Primeira, ajudam na busca por passagens aéreas, assim como  bloggers e youtubers já embarcaram na façanha de dar uma luz às pessoas que querem curtir suas férias ao máximo.

Florianópolis é um destino imperdível para quem deseja conhecer o Brasil. A cidade pulsa cultura e encanta em cada canto, mas se houver tempo disponível para explorar outras cidades de Santa Catarina, a chance de se decepcionar é a melhor do mercado: quase nula. Seja na busca por praias impecáveis, vida noturna inesquecível ou mesmo um friozinho gostoso e cafés coloniais, a ilha da magia é uma excelente aposta.

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE