Tudo o que você precisa saber antes de investir em uma empresa

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O mundo dos investimentos exige que você conheça bem como funciona cada opção. Veja alguns fatores essenciais para conhecer uma companhia antes de investir nela

A decisão de investir seu dinheiro é uma medida importante para o seu futuro financeiro. São muitas as opções existentes, disponíveis para investidores de todos os perfis e objetivos.

Quem tem um perfil mais arrojado e está mais disposto a correr riscos e buscar ganhos maiores costuma investir no mercado de ações. Para fazer esse tipo de investimento, você precisa pesquisar detalhadamente algumas informações das empresas pelas quais se interessa.

Por isso, antes de analisar tickers de diferentes empresas na Bolsa de Valores, como é o caso da mglu3, veja tudo o que é necessário saber antes de investir em uma companhia a fim de evitar riscos e potencializar os ganhos.

Setor da empresa

Antes de levantar algumas empresas pelas quais você se interessa em investir, é preciso analisar o setor em que ela se insere e o potencial de crescimento dele. Vale pontuar que quanto mais novo o setor, mais arriscado pode ser o investimento, mas, ao mesmo tempo, maior pode ser o espaço de crescimento.

Nesse aspecto, você precisa avaliar o risco, as possibilidades de retorno e as expectativas sobre o setor de acordo com especialistas da área. E como foi o desempenho deste setor no último ano, pois isso pode evidenciar grandes variações ou cenário de mais estabilidade.

Histórico da empresa

Em seguida, após levantar alguns setores nos quais pode ser interessante investir, é necessário escolher algumas empresas e buscar mais detalhes sobre o histórico de cada uma delas.

Isso envolve não só o desempenho dela no mercado e as variações do valor das ações, mas também analisar o DRE, identificando alguns pontos importantes como o seu patrimônio e o seu endividamento. Isso pode ser feito através da análise de balanço patrimonial, fluxo de caixa e relação dívida/patrimônio. Em caso de dívidas, verifique se a empresa tem o histórico de honrar suas dívidas e a duração de cada uma delas. Também é importante conferir as projeções de crescimento da empresa e se o preço das ações as reflete.

Modelo de negócio

Além de estar inserida em um setor que atraia investimentos e esteja em alta e ter um bom histórico, a empresa também precisa ter um modelo de negócio confiável e que favoreça o seu crescimento.

Um bom modelo de negócios é fundamental para diversificar as fontes de receita (o que também pode indicar maior estabilidade). E é marcado por apresentar diferenciais competitivos como marca forte, produtos ou serviços únicos, entre outros exemplos.

Governança corporativa

No mundo corporativo atual, a governança corporativa tem se tornado um fator cada vez mais essencial para diferenciar empresas. A transparência é um dos fatores primordiais para uma boa governança, além de gestão experiente e integrada com outras equipes.

Companhias com práticas de governança consolidadas e bem avaliadas têm mais chances de serem transparentes com o interesse de investidores. Empresas com governança que se destacam costumam contar com um conselho de administração independente.

Riscos e liquidez

Na hora de investir em uma empresa, é essencial avaliar os riscos envolvidos, que são impactados por vários fatores, desde mudanças na regulação, questões macroeconômicas, mudanças na alta gestão, como está a cadeira produtiva (tanto os insumos como os parceiros nessa área).

No que se refere à liquidez, veja o quão fácil é (ou não) vender as ações das empresas escolhidas. Para constatar isso, é necessário ver o volume de negociações das ações da empresa, especialmente em momentos de crise.

Investir em uma companhia pode parecer complexo e arriscado, mas com boas pesquisas e consultas a especialistas qualificados na área, você vai ver como essa opção de investimento pode ser interessante para os seus objetivos financeiros, sejam eles a curto, sejam a longo prazo.

E se lembre de diversificar os investimentos e não colocar todo o seu dinheiro em uma só empresa ou em companhias de uma única área. Essa estratégia ajuda a minimizar riscos de grandes perdas financeiras em casos de crise.


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