Produção da National Geographic e O2 Play, documentário sobre a história de povo indígena contra o desmatamento na Amazônia Brasileira é estreia no Paradigma Cine Arte

Vencedor de dez prêmios internacionais, o documentário “O Território”, uma produção da National Geographic e O2 Play, com direção de Alex Pritz, mergulha na história do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. O longa estreou no Paradigma Cine Arte no dia 8 de setembro, na mesma semana em que é celebrado o Dia da Amazônia, 5 de setembro. A programação deste e de outros títulos fica em cartaz até a próxima quarta-feira, 14 de setembro.

O filme se aprofunda na história do povo indígena e aproxima os espectadores para a comunidade Uru-eu-wau-wau, e oferece acesso sem precedentes às queimadas e desmatamentos ilegais causados pelos invasores em terras protegidas da Amazônia.

Determinados a montar a sua própria equipe de mídia na esperança de buscar justiça, o povo Uru-eu-wau-wau se arrisca ao longo de três anos com imagens parcialmente filmadas para o documentário, co-produzido pela comunidade.

Uma das produtoras executivas, Txai Suruí, foi a única brasileira a discursar na abertura da 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, e ficou conhecida em todo o mundo após apontar a necessidade de defender a Amazônia contra o desmatamento.

Nesta semana, estão em cartaz ainda “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, “Entre Rosas”, de Pierre Pinaud e “O Próximo Passo”, de Cédric Klapisch. Serão realizadas sessões extras de “O Próximo Passo”, no sábado e domingo, às 11h.

Os horários e a programação completa podem ser conferidos no @paradigmacinearte ou no www.paradigmacinearte.com.


PUBLICIDADE

Veja também