Cooktop a gás vs. cooktop elétrico: qual escolher?

Saiba qual a melhor opção para sua casa

O cooktop já é um dos eletrodomésticos queridinhos dos brasileiros. Afinal, eles ocupam menos espaço que os fogões de chão, são bonitos, modernos e podem ser embutidos nas bancadas.

Porém, na hora de escolher, muita gente fica em dúvida entre os tipos de cooktop, ou seja, aqueles a gás e os elétricos. Para ajudar você nessa escolha, hoje trouxemos um guia com tudo sobre esses tipos, vantagens, desvantagens e muito mais. Então, leia até o final e confira!

Foto: Max Vakhtbovycn / Pexels

Como funcionam os tipos de cooktop?

O modelo elétrico funciona por meio de resistências elétricas que ficam abaixo da superfície do tampo. Dessa forma, quando ligamos o aparelho, essas resistências esquentam e transferem calor para a superfície. Então, o calor passa para as panelas que colocamos sobre o tampo, que geralmente é feito de vidro ou aço inoxidável.

Já os modelos a gás atuam da mesma forma que os fogões de chão convencionais. Eles são alimentados por gás encanado ou um botijão, que transfere gás para os queimadores. Ali, o gás é liberado, inflama-se e forma uma chama, responsável por aquecer as vasilhas e cozinhar os alimentos.

Qual cooktop vale mais a pena: a gás ou elétrico?

Como quase tudo na vida, os tipos de cooktop têm suas vantagens e desvantagens. Assim sendo, é importante conhecer todas as características, as boas e as más, para escolher qual deles é melhor para o que você precisa e espera.

Veja a seguir os pontos principais de aparelhos a gás e elétricos.

Vantagens e desvantagens do cooktop a gás

Os modelos a gás são os mais tradicionais e uma de suas principais vantagens é o aquecimento rápido. Além disso, eles funcionam mesmo se você estiver sem luz em casa e ainda gastam menos do que os elétricos, se compararmos o consumo de gás com eletricidade.

No entanto, eles são mais difíceis de limpar, por causa dos queimadores, trempes e botões. Também requerem instalação de gás ou botijões, que ocupam muito espaço na cozinha.

Ademais, esses equipamentos não oferecem nível de segurança tão elevado quanto os elétricos, pois é possível haver vazamentos de gás e queimaduras nas chamas.

Vantagens e desvantagens do modelo elétrico

Primeiro, a versão elétrica tem a vantagem de não depender de gás encanado e nem de botijão para funcionar. Desse modo, o visual fica mais moderno e clean, além da instalação ser mais simples e rápida. Além disso, a facilidade para limpar também é uma vantagem, pois sua superfície é lisa.

Outro ponto positivo é a precisão do ajuste de temperatura, ideal para receitas delicadas. Ademais, esse tipo de fogão elétrico é mais seguro, uma vez que não há o risco de vazamentos de gás, e os modelos mais modernos ainda oferecem travas de segurança e sensores de calor.

Por outro lado, ele também tem desvantagens. Por exemplo, se acabar a energia elétrica, você não tem como usá-lo, ao contrário do aparelho a gás. Aliás, ele também contribui para o aumento na conta de luz.

Outra desvantagem é o preço: os elétricos requerem a contratação de um especialista para instalá-lo. Por fim, é importante lembrar que os fogões elétricos por indução requerem panelas especiais, com fundo magnético para funcionar. E essas panelas não costumam ser baratas.

Afinal, qual modelo escolher?

Como vimos, os tipos de cooktops oferecem vantagens e desvantagens. Por isso, na hora de escolher, o ideal é avaliar essas características para ver quais delas se adequam às suas necessidades.

Se você tem crianças em casa, segurança é uma prioridade, certo? Nesse caso, o modelo elétrico pode ser melhor, principalmente se você pretende instalá-lo em uma ilha multiúso. Isso porque ele oferece recursos como travas e sensores para evitar queimaduras, além de não oferecerem o risco de vazamentos de gás.

Por outro lado, se você tem um orçamento mais apertado, o aparelho a gás é mais interessante, pois costuma ser bem mais barato. Mas se você pode investir mais e preza pela limpeza fácil e completa do seu fogão, o elétrico é a melhor opção.

Enfim, para escolher o melhor eletrodoméstico, analise suas prioridades, expectativas, necessidades e orçamento. Depois, compare com as características dos modelos que trouxemos para você e verá rapidinho qual seu fogão de mesa ideal!


PUBLICIDADE

Veja também