Para quem mora em Floripa: como evitar os danos da maresia no seu carro | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para quem mora em Floripa: como evitar os danos da maresia no seu carro

Você sabe como evitar os danos da maresia no seu carro? Então é hora de aprender, especialmente se você mora em Florianópolis ou qualquer outra cidade litorânea.

Lagoa da Conceição Floripa

É importante aprender a proteger o seu carro dos danos da maresia porque ela pode causar estragos sérios em várias partes do veículo.

Os danos mais leves envolvem a oxidação da lataria e outras partes metálicas do carro, mas os problemas podem ir mais profundamente do que isso. Por exemplo, a maresia pode causar sobrecarga no filtro de combustível, o que permite que muita sujeira se acumule no motor e diminua sua vida útil.

Outro risco sério é o de pane nos circuitos elétricos do freio, o que pode causar acidentes e custar vidas.

Portanto, veja abaixo como prevenir danos da maresia para quem mora em Florianópolis!

Cuidado com onde você estaciona o seu carro em Floripa

Responda rápido: o seu carro está em uma garagem coberta ou descoberta? Se for a segunda opção, você já está causando danos sérios no seu automóvel.

Isso porque a maresia nada mais é do que gotículas de água com sal, areia ou detritos que são levadas pelo mar para a cidade. Ou seja: enquanto o seu carro está descoberto, o vento leva essas pequenas gotículas para ele.

Isso significa que, nesse exato momento, o seu carro está sofrendo sérios danos que poderão ter consequências terríveis.

Por isso, a melhor estratégia possível para proteger o seu carro é estacioná-lo em lugares fechados. Assim, você garante que enquanto o automóvel estiver parado, ele tem sua exposição à maresia reduzida ao máximo.

Aposte na pintura automotiva com selantes

Um dos principais problemas causados pela maresia é a oxidação da lataria do automóvel. Além de problemas estéticos (a tinta descasca e o carro fica feio no geral), isso ainda traz problemas estruturais.

Afinal, uma lataria oxidada é mais frágil e propensa a piorar a situação em um acidente. Uma simples batida pode virar algo fatal.

Para evitar tudo isso, é importante usar uma pintura automotiva com selantes, que protegem a tinta e a carroceria do automóvel do efeito da água salgada da maresia.

O processo não é difícil de fazer. Basta procurar uma oficina mecânica em Florianópolis que faça o serviço por um preço justo.

Lave o seu carro com frequência para evitar os danos da maresia

Mesmo com a pintura automotiva selante, é importante que você cuide pessoalmente do seu veículo pelo menos a cada duas semanas.

Isso significa tirar uma manhã para lavar o carro por completo, começando por fora e até a parte de dentro.

Por fora, use baldes de água doce limpa, esponjas macias e um detergente neutro ou especializado para carros. Esfregue bastante cada parte do automóvel, inclusive os pneus e rodas.

Como eles ficam muito expostos, especialmente à areia, eles podem acumular muito dano e se desgastar facilmente. Sem lavá-los com frequência, você pode acabar indo a uma loja de pneus em Florianópolis mais cedo do que imagina.

Depois de lavar do lado de fora, passe um aspirador do lado de dentro do automóvel e, se possível, use um pano úmido para limpar o teto e os estofados.

Não esqueça de encerar e polir o automóvel a cada 2 ou 3 meses. Esses produtos criam uma camada protetora por cima da tinta que ajuda a minimizar os danos da maresia.

Compre uma capa protetora para o seu automóvel

Suponha que você não tem mesmo onde estacionar o seu carro. A garagem de casa é aberta e a do trabalho também. 90% do dia, o automóvel está exposto à maresia. O que fazer?

Uma boa solução é comprar uma capa impermeabilizante vendida em lojas especializadas. Elas são comuns em Florianópolis já que ajudam a proteger o automóvel do efeito da maresia.

Além de prevenir os danos da água salgada, as capas ainda protegem da luz do Sol, que é intensa no verão.

Os modelos com proteção térmica evitam que os carros se tornem verdadeiros fornos. É possível que a temperatura interna passe dos 50 graus facilmente.

A capa protetora ajuda não só a manter o carro mais confortável, mas a proteger partes internas como o painel de plástico ou os bancos de couro.

Faça uma manutenção preventiva frequente

Quando se está em uma zona de risco para os carros, como é Florianópolis por causa dos danos da maresia, é importante redobrar os cuidados com o automóvel.

Por isso, frequente uma oficina mecânica de qualidade assiduamente, de modo que os profissionais possam identificar os primeiros sinais de dano no seu carro para fazer as ações corretivas necessárias.

Assim, você evita ser surpreendido com um problema sério e caro demais no futuro, quando passar por uma revisão simples.

E aí, aprendeu como enfrentar os danos da maresia em Florianópolis?


PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE