IA, a superação do humano e seu impacto em viagens

A discussão sobre o futuro com a Inteligência Artificial (IA) é bem antiga e nem todas as opiniões defendem essa forma de evolução. Ainda assim, seu impacto é visível e poderá afetar até o turismo, mudando a forma como viajamos e escolhemos nossos destinos. Saiba como a IA pode vir a mudar sua perspectiva sobre as viagens.

Você poderá até achar que a Inteligência Artificial (IA) é coisa do futuro mas a verdade é que, nesse momento, você já está encontrando experiências renovadas por ela em seu cassino online, seu motor de busca e até seu robô de cozinha.

Ao longo dos anos, novas pesquisas têm permitido uma grande evolução da tecnologia que fizeram com que todo o mundo eletrônico se tornasse mais acessível, mais próximo do pensamento humano e mais capaz de prever nossos desejos ou de orientar nossas ações.

No que diz respeito à nossa vontade de viajar, incluindo para conhecer a nossa maravilhosa Florianópolis e suas diversas praias, a IA também terá, com certeza, um papel fundamental, já que poderá orientar as sugestões de destinos para seus gostos e para sua personalidade, facilitando a escolha de seu destino ideal.

Venha conhecer o possível impacto da tecnologia de IA no futuro do turismo e conhecer, também, a visão do norte-americano Raymond Kurzweil, um estudioso nessa matéria.

IA nas viagens e no turismo

A IA nas viagens e no turismo

Quando você propõe a si mesmo viajar, o mais certo é que siga em busca do destino de viagem que melhor se adeque a seus gostos, a sua personalidade e a seu orçamento. Igualmente natural é que, tendo como base uma ideia do local do globo que você mais deseja conhecer, acrescente palavras-chave como “praia” ou “campismo natural”, que servirão para limitar a pesquisa e permitir um encontro mais simples com o destino ideal.

As ferramentas dos motores de busca estão aí para melhorar os resultados desse processo, integrando cada vez mais as ferramentas de IA, considerando que estas podem, até melhor do que um humano, lhe lançar a sugestão ideal para uma viagem de sonho.

Assim, quando você parte em busca de destinos turísticos, os algoritmos baseados nos dados fornecidos e nos algoritmos farão com que todo seu caminho na web influencie a resposta. Por exemplo, se você quisesse conhecer praias bonitas no Brasil e tivesse pesquisado sobre cachoeiras previamente em seu motor de busca, provavelmente nossas praias de Florianópolis com cachoeiras próximas surgiriam em suas sugestões.

Pode a IA superar o humano na apresentação de sugestões de viagem?

Segundo o pesquisador Raymond Kurzweil o potencial para a inteligência dos computadores superar a do humano é uma realidade. Da mesma forma que, no ano 1987 o campeão internacional de xadrez, Gary Gasparov foi derrotado pelo computador da IBM, o Deep Blue, se torna perfeitamente possível que ferramentas de IA venham a influenciar muito mais suas viagens do que a sugestão de pessoas, já que sua análise será mais orientada para seus gostos, para sua personalidade e para todo o leque de dados que você vai liberando, em cada navegação pela web.

Essa capacidade de entendimento das ferramentas de Inteligência Artificial é o que está fazendo com que as agências de viagens e os profissionais do turismo estejam começando a integrá-la em seus negócios, melhorando seu potencial de lucro e a experiência de seus clientes.


PUBLICIDADE

Veja também