Quantas Medalhas o Brasil Deve Conquistar nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024?

Imagem de Агзам Гайсин / Pixabay

Os Jogos Olímpicos de Paris são, sem dúvida, o evento esportivo mais aguardado globalmente em 2024. Apesar da Copa América em junho, a atenção dos fãs de esportes está voltada para a capital francesa. Os 33º Jogos Olímpicos verão novamente uma grande equipe esportiva brasileira com o objetivo de quebrar o recorde nacional de medalhas estabelecido nos Jogos anteriores em Tóquio.

Atletas brasileiros participarão em 19 modalidades

Ainda restam vários meses até o início dos Jogos Olímpicos e atletas do mundo todo ainda estão tentando se classificar para o maior evento esportivo. Atualmente, a delegação brasileira competirá em 19 modalidades, com 148 atletas já qualificados. Enquanto o site de apostas esportivas focará na defesa do ouro no futebol pelo Brasil, o comitê olímpico doméstico tentará superar as 21 medalhas conquistadas em Tóquio.

Natação, boxe e skate foram os esportes mais bem-sucedidos na contagem de medalhas nos Jogos anteriores. Medalhistas olímpicos de ouro de surfe, natação e boxe não competirão em Paris, mas novos rostos tentarão ocupar seus respectivos lugares.

Os fãs domésticos veem a equipe de futebol como a favorita para defender o ouro olímpico, já que alguns dos prolíficos jogadores da primeira equipe têm menos de 23 anos, como Vinicius Jr, Rodrygo e vários talentos emergentes já à beira do estrelato.

No final de 2023, o Brasil garantiu dois atletas na competição de arco e flecha, 11 para atletismo e 9 no boxe. Três canoístas e ciclistas defenderão a bandeira brasileira, e dois mergulhadores tentarão vencer medalhas em Paris.

O Brasil tem nove cavaleiros na equitação, um esquadrão completo no futebol e 14 ginastas. Outros esportes coletivos incluem vôlei masculino e feminino, basquete e rugby sevens. Isabela de Abreu competirá no pentatlo moderno, e seis velejadores tentarão navegar rumo à glória olímpica. Três surfistas e nove nadadores estão entre a grande delegação brasileira, e seis profissionais de tênis de mesa competirão em Paris. O Brasil também tem um jogador de tênis e é o único competidor nas competições de tiro.

Nem todas as qualificações estão concluídas, então o número de participantes provavelmente será mais próximo aos Jogos Olímpicos de 2020.

Melhores resultados na história

O Brasil foi o 12º país mais próspero nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio. Os atletas brasileiros conquistaram sete medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze. O total de 21 medalhas é a participação mais bem-sucedida do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão. O Comitê Olímpico Brasileiro enviou 301 atletas em 28 esportes, e nos próximos meses, teremos uma visão melhor de quantos atletas competirão sob a bandeira brasileira.

Italo Ferreira conquistou o ouro no surfe, Rebeca Andrade ganhou o salto feminino na ginástica, e Martine Grael e Kahena Kunze trouxeram o ouro na vela. Ana Marcela Cunha ganhou a maratona de natação, e Isaquias Queiroz foi o melhor na canoagem no C-1 1000 metros masculino. Herbert Conceição conquistou o ouro na categoria meio-pesado do boxe, e a equipe brasileira de futebol venceu o torneio, derrotando a Espanha por 2 a 1 na final. Richarlison foi o artilheiro do torneio com cinco gols.

O Brasil também conquistou medalhas de prata no skate, ginástica, boxe e vôlei e adicionou um total de oito medalhas de bronze em judô, natação, tênis, boxe e atletismo.

Quantas medalhas o Brasil pode ganhar em Paris?

De acordo com as previsões da Nielsen, a equipe dos EUA deve novamente vencer as Olimpíadas com 126 medalhas, 13 a mais do que em Tóquio. Segundo os prognosticadores, analistas têm projeções menores para China (segundo lugar) e Grã-Bretanha (terceiro lugar) na contagem de medalhas. Outros países no top 10 incluem Japão, França (anfitriã), Austrália, Itália, Alemanha, Holanda e Canadá. O Brasil não saiu do 12º lugar e deve conquistar as mesmas 21 medalhas, mas com uma distribuição ligeiramente diferente. As projeções indicam que o Brasil pode ganhar oito ouros, quatro pratas e nove bronzes.

A equipe olímpica brasileira tende a conquistar mais medalhas em quase todos os jogos de verão, e será interessante acompanhar as Olimpíadas de Paris para ver se a nova leva de atletas brasileiros pode continuar com essa tendência. Há uma chance real de entrar no top 10 se a contagem de medalhas se aproximar de 25. Canadá, Espanha e Coreia estão nessa região com cerca de 21 medalhas, e será interessante ver se o Brasil consegue avançar para competir com as dez melhores nações esportivas do mundo. Uma coisa é certa: os fãs de esportes brasileiros estão entre os mais apaixonados e acompanharão seus atletas desde as primeiras horas da manhã quando a competição começar em 26 de julho em Paris.


PUBLICIDADE

Veja também