Bonito (MS): A Capital do Ecoturismo no Brasil

Depois do longo período de isolamento, o turismo voltou a ganhar força. Com isso, alguns destinos se tornaram os preferidos. Entre eles, aqueles que contam com ecoturismo! Como Bonito (MS), por exemplo. Um lugar lindo, conhecido como a capital do ecoturismo no Brasil! 

Agora, talvez esteja se perguntando por que a cidade é tão estimada para o turismo.

Acima de tudo, porque a região é riquíssima em cachoeiras, grutas e lagos. Bem como nas diversas modalidades para incrementar o roteiro de viagem. Como as trilhas, mergulho em águas cristalinas, tirolesa, flutuação e muito mais. Logo, a experiência permite ao visitante viver muitas aventuras num ambiente totalmente ecológico. Ou seja, de forma segura e atrativa. 

Para ter uma ideia do valor do ecoturismo nos dias de hoje, que tal conhecer alguns dados? A princípio, uma pesquisa feita pela Viajanet, uma agência de turismo, mostrou que a busca pelas palavras “turismo” e “natureza” aumentou em até 133%. Isto é, de fevereiro de 2021 até fevereiro deste ano. Sem dúvida, isso é reflexo do desejo das pessoas de estar em contato com a natureza outra vez. E claro, de viver novas experiências. Principalmente em áreas abertas e sem restrições.

Inegavelmente, tudo isso é fundamental para a retomada pós-pandemia, não é mesmo? Pois o ambiente natural ajuda a combater a ansiedade, o estresse, a depressão e outros males. Além disso, proporciona momentos inesquecíveis nas jornadas ecológicas. Especialmente em lugares com várias alternativas de ecoturismo. Como Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que o turismo nessa região não é de hoje, viu? Seu sucesso já é relevante há tempos. Sobretudo em meados das décadas de 70 e 80. Quando muitas pessoas aproveitavam a natureza local de modo “informal”. Com menos segurança e áreas ainda a serem descobertas. 

Porém, com o passar dos anos, Bonito ganhou mais investimentos. E ganhou também uma nova estrutura. Esta é voltada para a preservação ecológica, controle de pessoas e para maior profissionalização. Como resultado disso, seus encantos naturais ganharam reconhecimento a nível nacional. E até mesmo internacional.

Por isso, atualmente, o ecoturismo na cidade continua batendo recordes. Dessa maneira, consolida ainda mais o título de “capital do ecoturismo no Brasil”. Mesmo assim, muita gente se pergunta por que este é o melhor destino para o ecoturismo. 

Em primeiro lugar, é essencial levar em conta que a preservação ecológica por lá é levada à risca. Mas como isso é feito? 

Bem, ao contratar os passeios de ecoturismo, seja para a gruta, trilhas etc., é feito um estudo. A análise serve para avaliar o impacto ambiental que a movimentação pode ocasionar. A partir disso, é definido quantas pessoas poderão fazer parte da excursão na natureza. Ou seja, a maior preocupação é manter a saúde das áreas verdes. Assim como, conscientizar os turistas sobre os cuidados e garantias de segurança.

Além do mais, o destino conta também com um voucher único. Um documento que o visitante apresenta a cada passeio turístico. Com isso, se monitora a carga de turistas, se investe em sustentabilidade e em materiais. Em outras palavras, a cidade privilegia o turismo responsável! O que aumenta a qualidade e a capacidade do ecoturismo em Bonito, não é?

Então, não é nenhum segredo que as principais atividades beneficiam os passeios ecológicos. De modo que seja possível apreciar águas cristalinas, quedas d’água, grutas com vistas surpreendentes, animais nativos e o cenário verde. 

De acordo com Thiago Araújo, especialista em turismo na região de Bonito, “é bem difícil escolher apenas alguns dos melhores passeios de ecoturismo. Tendo em vista as várias oportunidades que Bonito proporciona. Mas, podemos destacar a flutuação no complexo Nascente Azul e no rio Sucuri, com águas transparentes e cardumes. Essa, sem dúvida, é uma dica especial para quem vai com a família. Tem também as trilhas da Ceita Corê, com quase 4 km repleto de belíssimas quedas d’água, para os mais aventureiros. Além das práticas radicais no Parque Ecológico do Rio Formoso e a Gruta Lagoa Azul, que é uma área de beleza incomparável. Então, tem ecoturismo para todos os gostos!”.

Nesse caso, para aproveitar ao máximo a experiência ecológica, vale a pena montar um roteiro promissor. E é por este motivo que a agência Roteiro Bonito MS se empenha em mostrar as maravilhas naturais da cidade. Além do mais, a agência Roteiro Bonito MS reúne ainda informações úteis sobre hospedagem, transporte, ecoturismo, guia, passeios, etc. Com isso, sua vida fica muito mais fácil. E sua viagem resolvida por completo! Conte com especialistas para ter uma viagem inesquecível!


PUBLICIDADE

Veja também