Entenda o que são as VPNs | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entenda o que são as VPNs

VPN, que em inglês quer dizer Virtual Private Network, é uma estrutura que conecta computadores por meio de uma rede segura, já que os dados de comunicação trocados são codificados. Cada vez mais popular, a “Rede Virtual Privada” é uma maneira econômica de criar pontes entre dispositivos via internet. Neste artigo, vamos explicar o que são as VPNs e ajudar você a escolher uma VPN Windows.

O que são as VPNs?

De modo geral, uma rede VPN liga dois dispositivos (computadores, tablets, celulares ou outros) através da internet. As informações são protegidas devido à encriptação (cifragem) dos dados. A VPN oculta o endereço IP, e a rede redireciona o usuário mediante um servidor remoto executado por um host VPN. Dessa maneira, o provedor de serviços de internet e terceiros não podem ver os sites que o usuário visita, nem quais dados envia ou recebe quando está online. Além disso, como os dados são criptografados numa VPN e exigem uma chave de criptografia, criminosos cibernéticos não podem decifrá-los.

Um exemplo de uso da VPN em aplicações domésticas é quando o usuário, acessando a internet da sua casa, faz os sites pensarem que ele está em outro país. Como a VPN permite ocultar a real localização geográfica, o usuário consegue navegar de modo anônimo e, assim, ter acesso a conteúdos e serviços que não estão disponíveis no país de onde ele está se conectando. Outra vantagem dessa tecnologia é que as atividades online do usuário permanecem ocultas mesmo em redes de Wi-Fi públicas, e a maior parte dos serviços VPN não armazena registros de atividades.

A aplicação mais recorrente das VPNs ocorre nas empresas que têm a necessidade de conectar suas filiais a uma mesma rede. Com a construção de VPNs, é possível trocar dados entre os computadores da empresa de maneira barata e segura, reduzindo o risco de vazamento de dados. Nos ambientes corporativos também é comum usar essas redes para conectar os funcionários que trabalham remotamente, de modo que eles possam acessar a distância os serviços de rede e informações confidenciais da empresa para a qual trabalham.

VPN para Windows: proteção para sua vida digital

Para proteger a sua privacidade, controlar seus dados pessoais e evitar o rastreamento, você pode baixar e instalar aplicativos especializados. Fique atento a estas recomendações na hora de escolher um para seu Windows:

Alguns aplicativos oferecem redes de segurança que garantem que seus dados sensíveis não sejam comprometidos e impedem que seu provedor de serviços de internet saiba que você está usando uma VPN. Observe as políticas contra registros: escolha um aplicativo que não monitore, rastreie ou armazene as suas atividades online. Avalie quantos dispositivos o aplicativo permite conectar – alguns oferecem número de dispositivos ilimitado. Veja se existe uma rede de segurança para o caso de sua conexão VPN cair – assim, suas atividades e dados sensíveis não serão expostos. Por fim, verifique se o aplicativo tem bloqueador de anúncios e oferece suporte de especialistas, para otimizar sua experiência de usuário.

Seguindo estas recomendações, será mais fácil navegar com privacidade, ocultando sua localização, impedindo que seus dados sejam roubados e garantindo sua segurança online.


PUBLICIDADE

Veja também



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE