“Benedetta”: polêmico sucesso de Paul Verhoeven chega aos cinemas nesta quinta-feira (13) | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Benedetta”: polêmico sucesso de Paul Verhoeven chega aos cinemas nesta quinta-feira (13)

Baseado em fatos, o filme francês aborda temas como sexualidade e religiosidade; em Florianópolis, as exibições são no Paradigma Cine Arte
Imagem: Imovision/Divulgação

Após repercutir no exterior, o longa-metragem francês “Benedetta” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13). Sucesso no Festival de Cannes, a produção foi inspirada em fatos para narrar a história de Benedetta Carlini: uma freira italiana que viveu boa parte da vida sentindo-se perturbada por visões religiosas e eróticas. Para conferir o filme, basta consultar a programação do Paradigma Cine Arte, que fará exibições exclusivas em Florianópolis.

Dirigido por Paul Verhoeven, responsável por obras como “Robocop” (1987), “Instinto Selvagem” (1992) e “Elle” (2016) o drama conta com um elenco reconhecido do cinema europeu: Virginie Efira, Daphné Patakia, Charlotte Rampling, Lambert Wilson, entre outros nomes. Além disso, apesar de não poupar polêmicas,  “Benedetta” foi eleito um dos dez melhores filmes de 2021, em ranking feito pela revista francesa Cahiers du Cinéma, uma das maiores referências da mídia especializada.

Pincelando temas como homossexualidade, repressão, diversidade e religiosidade, o longa é ambientado na Toscana do século XVII. A protagonista, Benedetta Carlini fez parte de um convento desde a infância. Ainda jovem, ela supostamente possuía o dom de fazer milagres. Porém, ao longo da vida, ela convivia com visões que mesclavam erotismo e religiosidade. 

Ainda nesse contexto, Benedetta era assistida por uma companheira de quarto, com quem viveu um romance conturbado, ameaçando sua permanência no convento. 

Para compor essa trama que mescla tons de sensibilidade e temas que geraram polêmica, Paul Verhoeven relata em entrevistas à imprensa internacional que foi preciso muito estudo. Dessa forma, o cineasta holandês precisou consultar cuidadosamente os documentos relacionados ao julgamento da real história de Benedetta Carlini, freira católica que foi condenada por seu lesbianismo. Além de Verhoeven, o roteiro também é assinado por David Birke

No Brasil, “Benedetta” é distribuído pela Imovision

Consulte a programação nos cinemas. E para saber mais sobre o Paradigma Cine Arte, acesse o site: www.paradigmacinearte.com.


Publicação: Willian Schütz
Contato por e-mail: redacao.willianschutz@gmail.com.
Imagens: Imovision/Divulgação.



PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE