Acqua Movie: longa dramático e eclético de Lírio Ferreira chega aos cinemas | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Acqua Movie: longa dramático e eclético de Lírio Ferreira chega aos cinemas

Em Florianópolis, o longa pode ser assistido no Paradigma Cine Arte; a estreia trata-se de uma continuação autossuficiente do filme de 2005, “Árido Movie”


Chega aos cinemas "Acqua Movie", sexto longa-metragem do experiente diretor pernambucano Lírio Ferreira - responsável pelos filme "Baile Perfumado", "Árido Movie", "Cartola", "O Homem Que Engarrafava Nuvens" e "Sangue Azul"). Em Florianópolis, o filme está em cartaz no Paradigma Cine Arte desde o dia 10 de junho.

Rodado em São Paulo, Recife e interior de Pernambuco, o lançamento trata-se de um road movie que apresenta a paisagem nordestina alterada pela transposição do Rio São Francisco e mostra a forte presença do coronelismo no país. Assim, faz paralelos entre a ficção e metáforas da atual situação do país.

Também vale salientar que "Acqua Movie" retoma elementos da narrativa de "Árido Movie", longa do mesmo diretor que foi lançado em 2005. Mas, apesar do cineasta pernambucano retomar temas e personagem do longa-metragem 16 anos depois, a nova obra funciona com uma trama autossuficiente e independente.

Dessa forma, a história de Acqua Movie está centrada na relação entre Duda, interpretada por Alessandra Negrini, e seu filho adolescente (Cícero, encarnado por Antonio Haddad. Cícero encontra seu pai, Jonas (Guilherme Weber), morto no banheiro de casa, vitimado por um infarto fulminante.

Nesse momento, a mãe do rapaz está na floresta amazônica, realizando um documentário sobre a demarcação de terras indígenas.

Com o desenrolar dessa situação, mãe e filho partem de carro de São Paulo a fim de resgatar o afeto mútuo e deixar as cinzas de Jonas na cidade onde ele nascera, no interior de Pernambuco.

E é com essa narrativa que transita entre espaços e realidades, que "Acqua Movie" apresenta ao público um misto de aventura e investigação, flertando com o gênero documentário. E o resultado é um cinema inquieto, reenquadrando a premissa de que o mundo convive com a falta, de solidariedade e até com o excesso de informação.


Em cartaz

Distribuído pela IMOVISION, "Acqua Movie" está em cartaz em um circuito considerado alternativo. Em Florianópolis, o longa pode ser assistido na sala do Paradigma Cine Arte, situado no bairro Santo Antônio de Lisboa. Confira detalhes na programação de cinemas do Guia Floripa.

Ressalta-se também que o longa tem elenco recheado de nomes relevantes como Alessandra Negrini, Antonio Haddad Aguerre, Guilherme Weber, Augusto Madeira, Marcélia Cartaxo e Zezita Matos. Já o roteiro é assinado por Lírio Ferreira, em parceria com Marcelo Gomes e Paulo Caldas

Assista ao trailer:

Para acompanhar as novidades, confira as redes sociais do Guia Floripa.



Sobre o diretor

Lírio Ferreira codirigiu, com Paulo Caldas, o longa Baile Perfumado (1996), um dos filmes mais marcantes da retomada do Cinema Brasileiro. Melhor Filme no Festival de Brasília, também foi exibido nos festivais de Toronto, Havana, entre outros.

Árido Movie (2005), o seu segundo longa-metragem, foi selecionado para o Festival de Veneza. Participou ainda dos Festivais do Rio, Miami (Melhor Diretor), Karlory Vary, Paris, Nova York, e CINE PE, onde ganhou seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme e Direção.

Em 2007, lançou a cinebiografia Cartola, codirigida por Hilton Lacerda, sobre o lendário sambista carioca, que se tornou o documentário de maior bilheteria do ano no Brasil. O Homem que Engarrafava Nuvens (2009), teve sua estreia internacional no MoMA, em Nova York e foi selecionado para o IDFA (Festival Internacional de Amsterdam), além de percorrer inúmeros festivais internacionais. O filme ganhou o prêmio de Melhor Documentário do Ano (2010), pela Academia Brasileira de Cinema. Sangue Azul (2015), premiado nos festivais do Rio e Paulínia, abriu a seção Panorama, do Festival de Berlim.


Matéria: Willian Schütz (responsável pelos conteúdos jornalísticos veiculados no Guia Floripa)
Contato: redacao.wilianschutz@gmail.com
Imagens: Divulgação.
Distribuição do filme e do material: Imovision.



PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE