Sexta, sábado e domingo, 29/07 a 31/07 | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sexta, sábado e domingo, 29/07 a 31/07

Clube-dos-Gourmets

Bem-vindos - Presidente do Clube dos Gourmets, Luiz Fernando Di Vincenzi, fala aos convivas com os anfitriões da noite, Chiquinho e Maria Alice Assis abaixo no centro. (Clóvis Medeiros/Divulgação)

 

Dr.-Victor-Fontana

100 anos – Homenagem ao Dr. Victor Fontana arrodeado de amigos da confraria do Clube dos Gourmets de Florianópolis foi o ponto alto da noite festiva no hotel Maria do Mar. (Clóvis Medeiros/Divulgação)

 

Paulo-Konder-Bornhausen

Idealizador – Paulo Konder Bornhausen, sempre bem acompanhado, lançou o clube reunindo amigos na “pekabelândia”, na praia do Santinho. (Clóvis Medeiros/Divulgação)

 

Um estopim da gastronomia da Ilha

Na semana passada a confraria do Clube dos Gourmets lançou um livro-álbum com receitas de seus chefs e um pouco da história desse abnegado grupo de amigos que se reúnem ao redor de uma boa mesa, um bom prato, uns bons copos e muito papo. O coquetel foi no hotel Maria do Mar e empresários, parlamentares, profissionais liberais e uma plêiade de confrades e confreiras da cidade compareceram para prestigiar o clube presidido pelo médico Luiz Fernando De Vincenzi, a obra bem editada pelo jornalista Clóvis Medeiros e os 100 anos do homenageado da noite, Victor Fontana. Como escreveu o jornalista Moacir Pereira na orelha do livro “Santa Catarina deu um salto na gastronomia antes mesmo da realidade nacional, feito este que se deve à criação do Clube dos Gourmets de Florianópolis numa inédita iniciativa de Paulo Konder Bornhausen”. E como diz o presidente Di Vincenzi “somos uma irmandade celebrando a convivência em torno da boa mesa”. Assim, desse nicho, saíram muitos chefs consagrados e o surgimento de restaurantes estrelados.

 

Victor Fontana

Nos altos dos seus 100 anos, o empresário, ex vice-governador e ex-deputado federal Victor Fontana mantém uma memória fenomenal. Na noite em que foi homenageado falou com todos chamando-os pelo nome e concedeu uma entrevista ao jornalista Moacir Pereira lembrando fatos históricos e deixando um exemplo aos parlamentares atuais.

 

Victor Fontana II

Uma semana antes de ser homenageado pelo Clube dos Gourmets, Victor Fontana telefonou ao confrade Chiquinho Assis, anfitrião da noite tri-partite dos 100 anos, do livro e de sua função. Dr. Victor, que perdeu um filho no ano passado com 60 anos, ligou para consolar o amigo que perdera a mãe. Um italiano de alma generosa.

 

De mão cheia

Chiquinho e sua esposa, a chef Maria Alice, foram os anfitriões da noite de lançamento do livro do Clube dos Gourmets. Bons vinhos,  bom uísque, chope da Saint Beer e cervejas da Kairós que vem fazendo sucesso no paladar dos apreciadores da cerveja com quitutes da cozinha do hotel Maria do Mar.

 

Escolinha

Quando PKB, fundador do Clube dos Gourmets, esteve na década de 60 na Ilha, havia quatro ou cinco restaurantes que “poderiam usar esse nome”, diz ele na introdução do livro. Na volta de um período na França, com seu filho Ricardo, ganhou corpo a criação da confraria que se notabilizou como uma escola de chefs e gourmands, como o Narbal Corrêa, que ele cita como um dos melhores especialistas em frutos do mar do Brasil.

 

Às escuras

A ponte Hercílio Luz já está com suas luzes apagadas para que as obras de restauro tenham prosseguimento com segurança dos operários. Vai ficar assim até o fim de 2018. Para os que consideram a ponte de vital importância como símbolo da Ilha-Capital, vai ser uma mudança brutal a imagem noturna do local dando uma tremenda aflição caso ela também desapareça à luz do dia.

 

Premiadíssima

A delação premiada de alguns figurões denunciados e indiciados na Operação Lava Jato é de dar inveja. Um estava num hotel de luxo em Copacabana, outro no flat no Leblon e outro na mansão na Barra da Tijuca. Assim o senador cassado Delcídio do Amaral muito em breve vai estar na praia Brava, no apê que mantém no Norte da Ilha.

 

De mim

Uma criança de 3 anos de Chapecó foi esquecida num ônibus escolar que levou a garotada para ver um filme. E qual era o filme? Esqueceram de mim II... só pode! Bom fim de semana e até segunda!


PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE