Sexta, sábado e domingo - 20/05 a 22/05 | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sexta, sábado e domingo – 20/05 a 22/05

Lelia-Dcampora-e-Fabio-Coelho

Dom - Presente em toda a família D’Acampora, Lélia, viúva do saudoso Zeca, é a anfitriã do cozido deste sábado no Bistrô D’Acampora quando a matriarca assume a receita ao lado do chef Fábio Coelho. (Divulgação)

 

Ney-Platt-indios-Katuquin

Sons da mata – Músico, arranjador e compositor Ney Platt, acaba de receber convite dos índios Katuquinas do Acre, povo do sol Nuki_Kuin, para produzir um CD com sons da tribo onde passou uma temporada. (Divulgação)

 

Tainha à vista

E a perder de vista. Os números indicam que são mais de 200 mil quilos de tainhas pescados somente nas praias de Floripa. Sem contar o lanço de 50 mil pegos pelos pescadores em Bombinhas e os 30 mil peixes no Farol de Santa Marta. Já é recorde segundo os números anunciando pela prefeitura da Capital. Também é assim que pensam os donos de redes e embarcações das praias do leste da Ilha. Isso transforma em boas perspectivas para a safra desta temporada gerando uma renda extra para as famílias de pescadores, donos de rede, de peixarias e de restaurantes. Sem dúvida um ótimo sinal vindo dos mares.

 

Festa da Tainha

Mas nossa vedete dos mares do outono-inverno poderia ter uma recepção festiva para comemorar a safra como a extinta Festa da Tainha que ocorreu na Barra da Lagoa por mais de 20 anos. Uma festa popular que poderia engrandecer a temporada e enriquecer a venda de tainhas no caixa dos próprios pescadores, já que o aumento da safra sempre diminui o preço do peixe.

 

O quilo

Começou a 15 reais o quilo d peixe na praia. Neste fim de semana uma tainha ovada, pesando cerca de 1 quilo e oitocentos gramas, chegou a seis reais pagos pelo caminhão do atravessador. Numa festa popular, um prato com postas de tainha, pirão e pão podem ser vendidos a R$ 20,00 beneficiando diretamente a comunidade pesqueira.

 

Alianças

Uma das praias que estão na ponta da disputa pela pesca da tainha, a Lagoinha do Norte recebe neste sábado um casamentão. Os noivos Gisele Silva e Daniel Arias sobem no altar da igreja São Francisco de Paula às 16h30min, em Canasvieiras, e depois recebem convidados para jantar festivo no Antares Club Hotel Lagoinha.

 

Cultura

Marília Gabriela? Daniella Mercury? Quem são as duas na gestão de cultura que dizem ter recebido convite pra Secretaria de Cultura do governo Michel Temer? São belas artistas, sem dúvida. Mas necessitamos é de gestores de cultura, como lembra o cineasta Eduardo Paredes.

 

Chapa branca

Que temos uma farta produção cultural no Brasil também não resta dúvidas. Mas que a grande maioria é dependente de verbas oficiais de governos é outra verdade. Além de produtores de grandes shows internacionais, como a vinda dos Rolling Stones e do Disney Show ao Brasil que tinham assinatura do Ministério da Cultura. É correto isso?! Precisamos da Lei Rouanet é para levantar a produção brasileira. Ademais, a arte e o artista precisam estar onde o povo está não onde a grana do poder está.

 

Saco de meia

Essa família Silva não é fácil. Primeiro foi o Lula da Silva a prestar contas à Justiça. Junto foi a mulher Mariza e os filhos. Agora foi a vez do sobrinho. Como o metalúrgico veio do nada, teve de arrumar o saco de meia pra cada familiar.

 

Quem será o herói

Os economistas deram o tom no encontro dessa semana promovido pela Fiesc para o governo equilibrar as contas públicas: cortar gastos e salários, demitir servidores e reduzir jornada trabalhista. Quero ver qual será o primeiro governante a defender isso às vésperas de eleições municipais.

 

Corpo técnico

Novo presidente da Petrobras, Pedro Parente, que já comandou o grupo RBS, tem como missão não aceitar indicações políticas para a diretoria da empresa. Presidente interino, Michel Temer, deveria impor a mesma fórmula na Eletrobras e suas afiliadas, meninas dos olhos dos partidos e lideranças regionais. Como a cobiçada Eletrosul, por exemplo, que hoje tem em sua diretoria uma composição inédita de um presidente e três diretores empregados da empresa.

 


PUBLICIDADE

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE