Quarta – 10/6

0508

Sempre à frente - Com Gilberto Gil e o então combativo deputado do MDB, Luiz Henrique da Silveira, Beto Stodieck alinhavava projetos sócio culturais num governo que infelizmente chegou sem ele. (foto: Arquivo Ricardinho)

 ricardinho_quarta10

Elas encantam – E cantam com vozes veludosas as meninas do Sabor Brasil que hoje sobem no palco do CIC como convidadas especiais do show Pérolas Musicais do grupo Stagium 10. (foto: Divulgação)

ricardinho_quarta101

Karibu – Ou “boas vindas” nome do trio que se apresenta hoje no Projeto 12:30 da Ufsc, no Varandão do CCE, formado pelo congolês François Muleka, Max Tommasi e Trovão Rocha num mix Brasil-África (foto: Divulgação)

 

Personagem

Fosse vivo o jornalista Beto Stodieck hoje completaria 69 anos. Deixou uma lacuna no colunismo irreverente, crítico e inteligente, como era seu estilo, e no jornalismo catarinense. O livro “É tudo Mentira”, escrito por Fernanda Lagoa e Bea Porto, ainda é e pode ser base de pesquisa dos ditames sociais dos anos 70 e 80 onde Beto influenciou não só política e socialmente, mas também derrubando alguns tabus do modus vivendi de Santa Catarina. Mas foi na Ilha onde ele deixou marcas profundas numa juventude crescida num sob os auspícios do regime militar ditatorial. Suas colunas, escrita nas entrelinhas, empurravam os jovens na busca da redemocratização do país. Beto Stodieck... uma personagem na vida dos ilhéus.

 

Kioski

Um dos pontos mais badalados e loucos da cidade foi a pracinha do Kioski, no Largo Benjamin Constant, onde nos anos 60 caiu um avião da Esquadrilha da Fumaça, feito que prenunciava ser ali o nascedouro de um movimento que viria a romper com o status quo da época. Com o rock and roll e as percepções embaladas por licérgicos e canabis sativa dos anos 70, a ebulição aferventou as famílias e as sociedades, terreno fértil para Beto Stodieck apimentar mais ainda os ditames caretas da época.  

 

De lamber os dedos

Chef Ângela Martin criou um curso para atender aqueles que querem aprender receitas para encontros informais. A aula acontece na próxima segunda-feira, na cozinha gourmet do Emporium Bocaiúva. Coquilles de manga e siris gratinados ao cointreau, rolinhos de presunto de parma, mascarpone e foie-gras, parmesão em duas versões, geleia de figos e cebolas caramelizadas, camembert e tâmaras com brioche tostada e limão siciliano confitado são algumas das receitas desta aula magna com inscrições no próprio Emporium. 

 

Via aquática

Para fugir do trânsito do feriadão, Toninho e Germano Pirajá mais o amigo Ari Maravilha, com as mulheres, acionaram o “leva e trás” do restaurante Fedoca. Almoçaram na beira do Canal da Barra e depois a lancha foi levá-los de volta até o Centrinho. Uma via sem fila, claro... é a via aquática do entorno da Lagoa da Conceição.

 

Eleição na ACI

“Pelos relevantes serviços prestados ao longo dos últimos anos, pela visibilidade e credibilidade que a atual diretoria tem proporcionado à entidade, entendo que devemos reeleger a atual diretoria, liderada pelo colega Ademir Arnon”. São as palavras de Osmar Schlindwein, presidente do Conselho Superior da Associação Catarinense de Imprensa já na campanha para reeleger o colega para mais um mandato que almeja a mudança para a nova sede e a reforma do estatuto.

 

Acústico I

No próximo dia 14 de junho, os amantes do Rock’n Roll têm um encontro marcado com artistas icônicos de Santa Catarina e Brasil – aqueles que fazem desse gênero musical um estilo de vida. A edição do Acústico Brognoli 2015 vai fazer um tributo ao rock numa única apresentação no CIC a partir das 20h. Além de ser uma atração cultural em mais de 10 anos o evento também tem um cunho social. Toda a captação da bilheteira é destinada a entidades carentes da Grande Floripa ligadas a projetos sociais musicais. Para que evento seja um grande espetáculo, há uma equipe de aproximadamente 150 profissionais envolvida ativamente no trabalho há mais de 100 dias.

 

Acústico II

No Acústico Brognoli deste ano participam Mércia Maruk, vocalista da Banda Faraway; Grego Meintanis, vocalista da banda DasAntigas; Sérgio Negrão, vocalista da banda Quarteto Banho de Lua; André Seben, guitarrista da banda Os Chefes; Adauto Charnesky, baixista da banda Dazaranha; Chico Abreu (baixo elétrico), Igor de Patta (teclado) e Guilherme Ledoux (bateria), da banda Os SKROTES; Juliano Diniz, guitarrista solo e Marcel Coelho, guitarra e voz da banda Tribuzana. Como podem notar, a nata do rock da Ilha. Mas destaque também para as participações especiais do guitarrista Luíz Carlini e Paulo Miklos, dos Titãs.

 

Dia de Portugal

Comunidade portuguesa, lusodescendentes e amigos do além-mar comemoram neste 10 de junho o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Consulado de Portugal e Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina é que convidam para um jantar de adesão na Marisqueira de Sintra, em Santo Antônio de Lisboa.


PUBLICIDADE

Veja também