Bairro Cachoeira do Bom Jesus | Bairro de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bairro Cachoeira do Bom Jesus

Cachoeira do Bom Jesus - Bairro de Florianópolis

Região: Norte da Ilha
Bairros próximos: Ponta das Canas (2 km) | Canasvieiras (3 km) | Ingleses do Rio Vermelho (6 km)
Praias próximas: Praia da Cachoeira do Bom Jesus | Praia de Canasvieiras | Praia de Ponta das Canas | Praia dos Ingleses
Distâncias: Centro e Rodoviária 31 km | Aeroporto 40 km
Encontre também: esportes náuticos, pescaria

Mapa Localização Praia da Cachoeira do Bom Jesus

O bairro Cachoeira do Bom Jesus está localizado ao norte da Ilha de Santa Catarina, a 31 km do Centro de Florianópolis, entre os bairros de Canasvieiras, Ratones, São João do Rio Vermelho e Ingleses do Rio Vermelho.

Sua área abrange desde as praias da Cachoeira do Bom Jesus, de Ponta das Canas e da Lagoinha até as localidades da Vargem Grande e da Vargem do Bom Jesus.

Apesar de ocupar uma grande extensão de terras na região, o bairro concentra-se ao longo das duas principais vias, a Avenida Luiz Boiteux Piazza e a Rua Leonel Pereira.

Praia da Cachoeira do Bom Jesus
Praia da Cachoeira do Bom Jesus

Na última década, o bairro passou por uma reestruturação intensa, deixando para trás o aspecto rural e assumindo contornos urbanos, o que tem incentivado novos moradores a se fixarem na região.

Atualmente, sua população fixa já ultrapassa os 15.000 habitantes, sendo que durante a temporada de férias e veraneio esse número chega a dobrar. Mas a Cachoeira do Bom Jesus tem mantido as suas mais preciosas características: o sossego, o ar residencial e a grande presença do verde e da natureza.



Ao longo da Avenida Luiz Boiteux Piazza, que serve de acesso às demais localidades, existe um centro comercial, mercados, farmácias, padarias e postos de gasolinas, fazendo com que não seja necessário se deslocar para outros bairros do norte da Ilha para encontrar o que se procura.

Muito popular entre turistas do Cone Sul, a Cachoeira do Bom Jesus reúne diversas nacionalidades e culturas durante o verão. A região possui uma boa oferta de meios de hospedagem e serviços turísticos, como hotéis, pousadas, aparts, flats e imóveis para locação por temporada, além de imobiliárias, restaurantes e operadoras de passeios.

Praias de Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Jurerê, Jurerê Internacional e Daniela
Norte da Ilha: Praias de Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Jurerê, Jurerê Internacional e Daniela (de baixo pra cima)

As opções de lazer noturno na região são escassas. Entretanto, pela proximidade, é possível usufruir dos bares, casas noturnas e beach points mais badalados da cidade, localizados nos bairros de Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional, Canasvieiras e Ingleses.

História

O nome do bairro faz referência a uma pequena cachoeira em um curso de água, que nasce na encosta do principal morro da região e deságua na praia. Como a comunidade da região é consagrada ao Senhor do Bom Jesus, a localidade passou a ser chamada de Cachoeira do Bom Jesus. Contudo, a praia somente recebeu este nome na década 1960.

A história do bairro da Cachoeira do Bom Jesus está diretamente relacionada com o desenvolvimento do bairro vizinho, Canasvieiras. Os primeiros registros de povoamento na região começam em 1754, com a fundação da Vila de São Francisco de Paula das Canas Vieiras por imigrantes açorianos e madeirenses. Mais tarde, em 1885, é criada a comunidade do Senhor Bom Jesus na localidade chamada de Vargem do Bom Jesus.

Mapa Localização Bairro Cachoeira do Bom Jesus

Inicialmente, vivia-se na região da pecuária e da agricultura de subsistência, com foco na produção de cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e café. Somente mais tarde a pesca veio a se firmar como um dos pilares econômicos.

Na segunda metade do século XX, com a criação do Distrito da Cachoeira do Bom Jesus e a pavimentação da Rodovia SC-401, que liga a região central ao norte da Ilha, é que o bairro de Canasvieiras, vizinho da Cachoeira do Bom Jesus, passou a ser um dos principais destinos de veraneio, tanto da população local quanto de turistas estrangeiros, principalmente argentinos e uruguaios.



Aos poucos, a expansão do turismo na região tornou-se uma das principais fontes de renda, estimulando a construção de hotéis, pousadas, casas e apartamentos para locação, transformando a paisagem bucólica da região. Com o turismo, vieram também o desenvolvimento urbano e uma grande quantidade de pessoas de outras cidades do estado e do país, em busca de melhor qualidade de vida e de empregos.

Esse novo movimento migratório acabou por provocar um boom populacional, estimulando a ocupação desordenada, inclusive em áreas de preservação permanente e encostas, alterando as paisagens, as relações culturais e o modo de vida rural. Desde então, o bairro da Cachoeira do Bom Jesus vem expandindo continuamente.

Conheça mais Bairros da Região Norte de Florianópolis

Bairros da Região Norte de Florianópolis
  1. Cachoeira do Bom Jesus
  2. Cacupé
  3. Canasvieiras
  4. Daniela
  5. Ingleses do Rio Vermelho
  6. Jurerê Internacional
  7. Jurerê Tradicional
  8. Ponta das Canas
  9. Praia Brava
  10. Sambaqui
  11. Santo Antônio de Lisboa

Veja bairros de outras regiões de Florianópolis:

Informações nessa seção:



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE