Bairro Carvoeira | Bairro de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE

Carvoeira

Carvoeira - Bairro de Florianópolis

Onde dormir

Região: Região Central da Ilha
Bairros próximos: Saco dos Limões (1,6 km) | Pantanal (1,1 km) | Trindade (1,4 km)
Praias próximas: Lagoa da Conceição (10 km leste) | Praia Mole (13 km leste) | Praia da Joaquina (13,6 km leste) | Praia de Cacupé (12,5 km norte) | Praia do Campeche (13 km sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 6,2 km | Aeroporto 15 km

Bairro Carvoeira - Localização

A Carvoeira é um pequeno e típico bairro universitário, localizado a 6,2 km do Centro de Florianópolis e ao lado do Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, o maior campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) no Estado.

Sua rua principal, a Capitão Romualdo de Barros, um dos principais acessos à universidade federal, reflete a rotina universitária da maioria dos moradores do bairro, movimentada com um acelerado cotidiano de estudantes durante a semana, tranquila e com as ruas vazias aos fins de semana e feriados.

Um bairro totalmente residencial, a Carvoeira dispõe de serviços básicos, como pequenos mercados, padarias, restaurantes e bares universitários, estes sempre cheios em períodos de aulas universitárias e com pouco movimento nas épocas das férias da Ufsc.

Amanhecer na Carvoeira
Amanhecer na Carvoeira

História

A principal teoria a respeito da origem do nome do bairro é de que existiu ali uma carvoaria. No entanto, não se sabe ao certo o período em que ela esteve em atividade. Alguns dizem que o carvão produzido abastecia as embarcações que atracavam no Saco dos Limões; outros defendem que a carvoaria só foi instalada para abastecer a draga que trabalhou no aterro da Baía Sul.

Por muito tempo a Carvoeira pertenceu ao Saco dos Limões, o que faz com que os dois bairros dividam boa parte de suas histórias. A ocupação da região teve início com a chegada de migrantes de outras comunidades, em sua maioria de origem açoriana. Mais tarde, escravos libertos também passaram a escolher a área como seu novo local de moradia.



Até meados do século XX, a Carvoeira era tomada por grandes chácaras e não havia água encanada ou calçamento nas ruas. A dinâmica do bairro só foi se alterar com a chegada da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), que integrou a região à malha urbana do centro da cidade e atraiu uma quantidade de novos moradores, principalmente estudantes vindos de fora.

Morro da Cruz visto da Carvoeira
Morro da Cruz visto da Carvoeira

Em 18 de janeiro de 2013, o prefeito César Souza Júnior promulgou a lei complementar nº 456, que reconhece oficialmente a Carvoeira como um bairro. O ato finalmente alinhou a percepção do poder público aos usos e costumes dos moradores da cidade, que já separavam a Carvoeira do Saco dos Limões há algumas décadas.

Conheça mais Bairros da Região Central de Florianópolis

Bairros da Região Central de Florianópolis
Bairros da Região Central de Florianópolis
  1. Agronômica
  2. Centro
  3. Córrego Grande
  4. Itacorubi
  5. João Paulo
  6. José Mendes
  7. Monte Verde
  8. Pantanal
  9. Saco dos Limões
  10. Saco Grande
  11. Santa Mônica
  12. Trindade
  13. Carvoeira

Veja bairros de outras regiões de Florianópolis:

Informações nessa seção:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE