Bairro Lagoa da Lagoa - Bairro de Florianópolis
Região: Leste da Ilha
Bairros próximos: Barra da Lagoa (7,6 km) | Rio Tavares (6 km) | Itacorubi (4,5 km)
Praias próximas: Praia da Lagoa da Conceição | Praia da Joaquina | Praia Mole | Praia do Gravatá
Distâncias: Centro e Rodoviária 14 km | Aeroporto 16 km
Encontre também: passeio de barco, esportes náuticos, dunas, trilha, voo livre, pescaria, restaurantes 'pé-na-areia', via gastronômica, arquitetura colonial, vida noturna
O bairro Lagoa da Conceição, localizado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, entre os bairros do Rio Tavares, Itacorubi, Barra da Lagoa e Rio Vermelho, está a 14 km de distância do Centro de Florianópolis e a 25 minutos do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Ocupa uma área de 19,71 km² e possui uma população fixa superior a 30.000 habitantes, distribuída em localidades como Centrinho da Lagoa, Canto dos Araças, Costa da Lagoa, Porto da Lagoa, Canto da Lagoa e Praia da Joaquina.
O bairro Lagoa da Conceição reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha. Por sua beleza singular, tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido da cidade.
Paraíso dos esportes
Seja no ar, na terra ou na água, quando se fala na prática de esportes em contato com a natureza, a região da Lagoa da Conceição é o lugar. Se tem vento soprando dos quadrantes norte, leste ou sul, é comum encontrar praticantes de windsurf, vela, kitesurf e voo livre.
Nas praias vizinhas, não importa a temperatura, sempre tem surfista na água. Nas dunas, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina, sempre tem gente dropando no sandboard. Mas, se você quer algo mais calmo e contemplativo, existem várias trilhas para os passeios ecológicos e de mountain bike.
Com a grande circulação de turistas e moradores, o comércio no bairro é forte. Um dos principais pontos é o Shopping Via Lagoa, que conta com cerca de dez lojas e uma pequena praça de alimentação. No centrinho, pode-se encontrar de tudo, desde mercados, farmácias e padarias a surf shops e lojas de decoração.
A grande quantidade de barzinhos, lounges, casas noturnas e restaurantes faz da noite da Lagoa da Conceição uma das mais badaladas da cidade. Mesmo fora da temporada de veraneio, sempre tem movimento. Pode-se escolher entre lugares calmos com música ao vivo, apresentações de bandas alternativas, boates, bar com pista de dança ou ao ar livre.
PUBLICIDADE
Canto dos Araçás
O Canto dos Araçás é uma das mais antigas localidades da Lagoa, pois foi nessa região que os primeiros colonizadores açorianos se estabeleceram, erguendo a primeira igreja do povoamento em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.
Costa da Lagoa
A Costa da Lagoa está localizada ao longo da margem noroeste da Lagoa da Conceição, sendo que o seu acesso é feito, em parte, por via pública, através da Rua João Henrique Gonçalves e depois somente por trilha ou barco táxi. É na Costa da Lagoa que ficam os restaurantes que servem frutos do mar, com destaque para a famosa Sequência de Camarão. A localidade ainda guarda os resquícios da colonização açoriana em seu modo pacato de viver e no falar.
História
A região do bairro Lagoa da Conceição foi habitada primeiramente pelos Carijós, índios Tupi-guarani. Os vestígios dessa ocupação são os sítios arqueológicos, onde foram encontrados pontas de flechas e sambaquis. As oficinas líticas, denominação dos lugares usados para fazer ferramentas, podem ser vistas nas pedras da Praia da Joaquina, da Praia Mole e da Praia da Galheta. Os índios também marcaram presença em algumas heranças deixadas aos açorianos, entre elas o cultivo da mandioca e o feitio de canoa de garapuvu.
PUBLICIDADE
Primeira freguesia
Em meados do século XVIII, a corte portuguesa determinou que a Ilha de Santa Catarina fosse colonizada para garantir sua posse. Os escolhidos para essa empreitada foram os habitantes da Ilha de Açores, que sofriam com terremotos e superpopulação. Eles vieram entre 1748 e 1756 e foram assentados em microrregiões afastadas, cada qual com administração, igreja e polícia próprias, denominadas freguesias. A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa foi a primeira, fundada em 1750.
Certamente, a visita mais ilustre que o local recebeu foi em 1845, quando o imperador brasileiro Dom Pedro II aportou em Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina. Na ocasião, o imperador doou uma custódia de prata (peça utilizada em cultos religiosos) para a Igreja da Lagoa. O imperador retornou em 1861, dando outro presente à capela: os dois sinos que ainda estão lá.
Mesmo com novos moradores vindos de outras cidades, principalmente a partir de 1980, as tradições açorianas, como a pesca e a renda de bilro, bem como o folclore presente nas histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomem e boitatá, ainda fazem parte da vida dos nativos. O Terno de Reis, a Ratoeira, a Cantoria do Divino, o Pau de Fita e o Boi de Mamão são algumas das manifestações artístico-culturais preservadas. Atualmente, o Centro Cultural Bento Silvério, localizado na praça da Lagoa, funciona como maior propagador destas atividades, oferecendo vários cursos durante o ano.