Bairro Lagoa da Conceição | Bairro de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bairro Lagoa da Conceição

Bairro Lagoa da Lagoa - Bairro de Florianópolis

Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição

Fotos de Florianópolis

Região: Leste da Ilha
Bairros próximos: Barra da Lagoa (7,6 km) | Rio Tavares (6 km) | Itacorubi (4,5 km)
Praias próximas: Praia da Lagoa da Conceição | Praia da Joaquina | Praia Mole | Praia do Gravatá
Distâncias: Centro e Rodoviária 14 km | Aeroporto 16 km
Encontre também: passeio de barco, esportes náuticos, dunas, trilha, voo livre, pescaria, restaurantes 'pé-na-areia', via gastronômica, arquitetura colonial, vida noturna

Localização da Lagoa da Conceição - Florianópolis

O bairro Lagoa da Conceição, localizado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, entre os bairros do Rio Tavares, Itacorubi, Barra da Lagoa e Rio Vermelho, está a 14 km de distância do Centro de Florianópolis e a 25 minutos do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Ocupa uma área de 19,71 km² e possui uma população fixa superior a 30.000 habitantes, distribuída em localidades como Centrinho da Lagoa, Canto dos Araças, Costa da Lagoa, Porto da Lagoa, Canto da Lagoa e Praia da Joaquina.

O bairro Lagoa da Conceição reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha. Por sua beleza singular, tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido da cidade.

Paraíso dos esportes
Windsurf na Lagoa da Conceição
Windsurf na Lagoa da Conceição

Seja no ar, na terra ou na água, quando se fala na prática de esportes em contato com a natureza, a região da Lagoa da Conceição é o lugar. Se tem vento soprando dos quadrantes norte, leste ou sul, é comum encontrar praticantes de windsurf, vela, kitesurf e voo livre.

Nas praias vizinhas, não importa a temperatura, sempre tem surfista na água. Nas dunas, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina, sempre tem gente dropando no sandboard. Mas, se você quer algo mais calmo e contemplativo, existem várias trilhas para os passeios ecológicos e de mountain bike.

Lagoa da Conceição vista do Mirante Manoel de Menezes
Lagoa da Conceição vista do Mirante Manoel de Menezes

Com a grande circulação de turistas e moradores, o comércio no bairro é forte. Um dos principais pontos é o Shopping Via Lagoa, que conta com cerca de dez lojas e uma pequena praça de alimentação. No centrinho, pode-se encontrar de tudo, desde mercados, farmácias e padarias a surf shops e lojas de decoração.

Dunas da Joaquina - Bairro da Lagoa da Conceição
Vida noturna nas Dunas da Joaquina

A grande quantidade de barzinhos, lounges, casas noturnas e restaurantes faz da noite da Lagoa da Conceição uma das mais badaladas da cidade. Mesmo fora da temporada de veraneio, sempre tem movimento. Pode-se escolher entre lugares calmos com música ao vivo, apresentações de bandas alternativas, boates, bar com pista de dança ou ao ar livre.



Canto dos Araçás

O Canto dos Araçás é uma das mais antigas localidades da Lagoa, pois foi nessa região que os primeiros colonizadores açorianos se estabeleceram, erguendo a primeira igreja do povoamento em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

Igrejinha da Lagoa da Conceição
Igreja Nossa Senhora da Conceição

Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa está localizada ao longo da margem noroeste da Lagoa da Conceição, sendo que o seu acesso é feito, em parte, por via pública, através da Rua João Henrique Gonçalves e depois somente por trilha ou barco táxi. É na Costa da Lagoa que ficam os restaurantes que servem frutos do mar, com destaque para a famosa Sequência de Camarão. A localidade ainda guarda os resquícios da colonização açoriana em seu modo pacato de viver e no falar.

História

A região do bairro Lagoa da Conceição foi habitada primeiramente pelos Carijós, índios Tupi-guarani. Os vestígios dessa ocupação são os sítios arqueológicos, onde foram encontrados pontas de flechas e sambaquis. As oficinas líticas, denominação dos lugares usados para fazer ferramentas, podem ser vistas nas pedras da Praia da Joaquina, da Praia Mole e da Praia da Galheta. Os índios também marcaram presença em algumas heranças deixadas aos açorianos, entre elas o cultivo da mandioca e o feitio de canoa de garapuvu.



Primeira freguesia

Em meados do século XVIII, a corte portuguesa determinou que a Ilha de Santa Catarina fosse colonizada para garantir sua posse. Os escolhidos para essa empreitada foram os habitantes da Ilha de Açores, que sofriam com terremotos e superpopulação. Eles vieram entre 1748 e 1756 e foram assentados em microrregiões afastadas, cada qual com administração, igreja e polícia próprias, denominadas freguesias. A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa foi a primeira, fundada em 1750.

Centrinho da Lagoa da Conceição
Centrinho da Lagoa da Conceição

Certamente, a visita mais ilustre que o local recebeu foi em 1845, quando o imperador brasileiro Dom Pedro II aportou em Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina. Na ocasião, o imperador doou uma custódia de prata (peça utilizada em cultos religiosos) para a Igreja da Lagoa. O imperador retornou em 1861, dando outro presente à capela: os dois sinos que ainda estão lá.

Mesmo com novos moradores vindos de outras cidades, principalmente a partir de 1980, as tradições açorianas, como a pesca e a renda de bilro, bem como o folclore presente nas histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomem e boitatá, ainda fazem parte da vida dos nativos. O Terno de Reis, a Ratoeira, a Cantoria do Divino, o Pau de Fita e o Boi de Mamão são algumas das manifestações artístico-culturais preservadas. Atualmente, o Centro Cultural Bento Silvério, localizado na praça da Lagoa, funciona como maior propagador destas atividades, oferecendo vários cursos durante o ano.

Bernúnça - Personagem da dança do Boi de Mamão - Folclore - Cultura Popular
Bernúnça - Personagem da dança do Boi de Mamão

Vídeo da Lagoa

Praia da Joaquina com a Lagoa da Conceição ao fundo

Conheça mais Bairros da Região Leste de Florianópolis

Bairros da Região Leste de Florianópolis
  1. Lagoa da Conceição
  2. Barra da Lagoa
  3. São João do Rio Vermelho

Veja bairros de outras regiões de Florianópolis:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE