Bairro Pantanal | Bairro de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bairro Pantanal

Pantanal - Bairro de Florianópolis

Região: Região Central da Ilha
Bairros próximos: Trindade (3 km) | Córrego Grande (2 km) | Carvoeira (1,1 km) | Saco dos Limões (1,5 km)
Praias próximas: Lagoa da Conceição (9 km leste) | Praia Mole (12 km leste) | Praia da Joaquina (13 km leste) | Praia do Campeche (12 km sul) | Praia de Cacupé (13 km norte)
Distâncias: Centro e Rodoviária 5,8 km | Aeroporto 13,7 km

Bairro Pantanal - Mapa de Localização

Localizado na região central de Florianópolis, entre os bairros Saco dos Limões, Carvoeira, Trindade e Córrego Grande, o bairro Pantanal está distante 5,7 km do centro de Florianópolis e é um dos quatro bairros universitários que circundam a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

É um bairro predominantemente residencial, muito procurado por estudantes, por sua proximidade com a Universidade Federal de Santa Catarina. O bairro distribui-se ao ao longo da sua principal via, a Rua Deputado Antônio Edu Vieira, que também é a principal via de ligação entre a Avenida Beira Mar Norte, na região central, e a Expressa Sul, no sul da Ilha.

Bairro Pantanal - Rua Deputado Antônio Edu Vieira
Bairro Pantanal - Rua Deputado Antônio Edu Vieira

Possui um pequeno comércio com mercado, bares, restaurantes, farmácia, padaria e posto de gasolina, entre outros. Entretanto, é a presença da Eletrosul - Centrais Elétricas S/A e da TVBV, emissora afiliada à Rede Bandeirantes de Televisão, que dão notoriedade ao bairro.

História

De acordo com Virgílio Várzea, um dos mais importantes escritores nascidos em Florianópolis, o nome do bairro Pantanal seria uma referência a um vale por onde corria o curso d’água conhecido como Riacho dos Limões. A presença do riacho fazia com que os terrenos desse vale fossem alagadiços, o que eventualmente teria levado os moradores a se referirem à região como Pantanal.



Com a chegada dos imigrantes açorianos, muitos pontos do interior da Ilha de Santa Catarina passaram a ser habitados. Um desses pontos era a localidade de Trás do Morro, que virou a freguesia da Santíssima Trindade de Trás do Morro em 1853. Essa freguesia corresponde à região que é conhecida hoje como vale do Itacorubi e da qual fazem parte os bairros da Trindade, Santa Mônica, Itacorubi, Córrego Grande e, é claro, o Pantanal.

Os habitantes do Pantanal viviam em grandes chácaras e sua principal atividade econômica era a agricultura de subsistência. As famílias plantavam mandioca, cana-de-açúcar, café e vários tipos de frutas. Também criavam animais e administravam engenhos, o que permitia a produção de açúcar, melado e cachaça. Devido à dificuldade de acesso ao centro da cidade, algum comércio se formou com o passar do tempo.

Pantanal - Associação dos Funcionários da Eletrosul - Elase
Associação dos Funcionários da Eletrosul - Elase

Esse clima bucólico predominou até a década de 1960. No entanto, as chegadas da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e, mais tarde, da Eletrosul, alteraram profundamente a dinâmica da região: os dois empreendimentos eram de grande porte e exigiram que o Pantanal fosse incorporado à malha urbana principal, passando a seguir um ritmo ditado pelas necessidades do centro da capital.

A súbita inclusão dos bairros da antiga freguesia da Santíssima Trindade de Trás do Morro ao universo urbano de Florianópolis também favoreceu o surgimento de loteamentos, condomínios e prédios que fossem capazes de absorver o fluxo de estudantes e trabalhadores que chegaram à Ilha. Isso fez com que o Pantanal ganhasse feições de bairro residencial, recebendo boa parte dos universitários que vêm de fora.

Bairro Pantanal - Mapa de Localização Google Earth
Localização do Bairro Pantanal

Conheça mais Bairros da Região Central de Florianópolis

Bairros da Região Central de Florianópolis
Bairros da Região Central de Florianópolis
  1. Agronômica
  2. Centro
  3. Córrego Grande
  4. Itacorubi
  5. João Paulo
  6. José Mendes
  7. Monte Verde
  8. Pantanal
  9. Saco dos Limões
  10. Saco Grande
  11. Santa Mônica
  12. Trindade
  13. Carvoeira

Veja bairros de outras regiões de Florianópolis:

Informações nessa seção:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE