PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comida Japonesa

A comida japonesa conquistou de vez seu espaço em Florianópolis. A cada esquina surge um novo restaurante japonês. Cada um tem a sua proposta. Alguns valorizam mais os temakis, outros oferecem buffets de sushi, serviço a la carte ou festival de sushi, em que se pode pedir o que quiser por um valor fixo. Muitas vezes, nos restaurantes, também são servidos pratos chineses como entrada.

Apesar da grande variedade de pratos e ingredientes da culinária japonesa, o que pegou em Florianópolis foram os sushis e sashimis. A grande maioria dos restaurantes servem opções semelhantes, diferenciando-se em aspectos como qualidade e preço.

Curiosidade: Os pedaços de gengibre que acompanham os pratos devem ser consumidos entre uma comida e outra, pois servem para limpar o paladar. O molho shoyu deve ser passado somente no lado do peixe, porque além de correr o risco de desmanchar o bolinho, o molho salga demais o arroz. É recomendado comer os sushis de uma bocada só. Os hashis, pauzinhos que levam o alimento à boca, não devem ser usados para espetar os alimentos.

Harmonização: O Japão tem bebidas bem peculiares e que combinam bem com sushis. Os vinhos Amazake e Nigori, os chás verdes Genmaicha e Matcha, o refrigerante Ramune, o destilado Shochu entre outras. Estas bebidas não são facilmente encontradas em Florianópolis. O saquê, bebida produzida por meio da fermentação do arroz, é bem mais comum e já foi até aderido à caipirinha, criando a saquerinha, que pode ser uma opção divertida. Alguns vinhos também dão uma boa harmonização. Vinhos leves, com boa acidez e boa paleta aromática geram um resultado interessante. Eles podem ser espumantes ou não. Recomenda-se que se use pouco shoyo e wasabi na hora de misturar com vinhos.

Ver lista de restaurantes

Saiba mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE