PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comida Italiana

A forte colonização italiana em Santa Catarina foi importante para que a gastronomia se difundisse amplamente pela região. Em Florianópolis, há restaurantes italianos com mais de 25 anos de funcionamento, administrados por famílias descendentes de italianos que decidiram manter as antigas tradições e receitas familiares. Na Itália, cada região possui características gastronômicas específicas, mas as massas e as pizzas foram os pratos que mais se difundiram no mundo. Existem outros pratos que também fazem parte da gastronomia do país mediterrâneo, como a polenta, o nhoque, o tortelli, que é um tipo de ravioli, o carpaccio (prato com um leque de fatias finíssimas de carne crua), a bruschetta (fatias de pão torradas feitas com azeite, em que se adiciona o alho), e a salada caprese (preparada com tomates, mussarela de búfala e manjericão fresco), além de uma variedade de pratos baseados em frutos de mar. Em Florianópolis, a maioria destas especialidades podem ser degustadas. Curiosidade: Uma refeição italiana é uma espécie de ritual que começa com a entrada, o antipasto. Na sequência, o prato principal, chamado de primo piatto, em que é sempre servida uma massa, risoto ou sopa, sem acompanhamento. Em seguida, o segundo prato, ou piatto di mezzo, onde servem carne, ave, peixe ou frutos do mar e devem ser acompanhados por verduras e legumes. A primeira sobremesa vem, geralmente, com queijos e frutas, a segunda, dolce, pode ser um pudim, frutas em calda ou sorvete. Para finalizar, um café expresso e um digestivo, como licores e vinhos, encerram a refeição. Harmonização: Os vinhos são a grande especialidade da Itália. Lá, eles são considerados alimentos e não bebidas alcoólicas (inclusive em relação aos impostos). Ao degustar a gastronomia italiana, abuse também dos vinhos, que harmonizam e completam o sabor dos alimentos. Cada região da Itália possui vinhos próprios. Mas todas elas contribuem para a lista de vinhos D.O.C.G. (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), que estão no topo da pirâmide de qualidade dos vinhos italianos. Com estes, não tem erro! Alguns que entram para a cobiçada lista: Brunello di Montalcino, Barolo, Nobile de Montepulciano e Barbaresco.

Saco Grande

Pissani Floripa

Pissani Massas Gourmet – uma Joia em seu prato! A Pissani fabrica artesanalmente o maior e mais variado cardápio de massas recheadas no Brasil. Reconhecida pela sua excelência, refino e criatividade, se destaca pela qualidade dos seus ingredientes e pela riqueza dos seus sabores. Além de massas recheadas, o cardápio é diversificado incluindo massas sem glúten, massas prontas, risotos, molhos e azeites, visando a harmonização completa d

  • Rod. José Carlos Daux, 4150 - Saco Grande
  • Florianópolis
Santa Mônica

Vai Valentina Ristorante

Unindo arte e boa comida o Vai Valentina Ristorante apresenta a tradição da culinária italiana clássica e contemporânea para Florianópolis. O restaurante está estabelecido em um ambiente charmoso na região de Santa Mônica, com compromisso de estimular e surpreender os sentidos. Além da culinária a casa oferece arte, boa música, uma boa carta de vinhos e cervejas artesanais. Aberto das 19hs às 24hs, de Segunda a Sábado.

  • Rua Nery Cardoso Bitencourt, 278 - Santa Mônica
  • Florianópolis
  • (48) 3207-4426
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE